São Paulo – Os Emirados Árabes Unidos estão entre os principais investidores estrangeiros na África e são um exemplo de investimentos no continente, segundo disse para a reportagem da ANBA, AbdulAziz Al Shehhi, pesquisador sênior e vice-chefe do Setor de Pesquisas da Trends Research & Advisory, instituição de pesquisa dos Emirados Árabes Unidos que promoveu evento durante o Fórum Brasil África, na capital paulista, nesta terça-feira (15). A Trends foi uma das patrocinadoras do fórum.
A temática do encontro foi “Prosperidade Sustentável: uma abordagem de governança para impulsionar o investimento em infraestrutura na África”, debate para o qual a instituição trouxe especialistas do Brasil e do exterior. Após o encontro, Al Shehhi disse para a ANBA que os Emirados, com seus investimentos na África, destacam-se por garantir soluções sustentáveis, transparentes e benéficas para os dois lados.
“A África tem um enorme potencial”, disse ele. De acordo com o pesquisador, o mundo precisa da África e deve participar do seu desenvolvimento. Al Shehhi lembrou que o continente africano tem potencial inexplorado em setores como energia e recursos naturais e tem mercados econômicos prestes a eclodir.
Ele contou que os Emirados Árabes Unidos investem no continente em áreas como energia limpa, painéis solares, informação, comunicação e tecnologia para garantir acesso à internet a mais países, o que significa também mais oportunidades de emprego, de educação e a necessidades básicas. Segundo Al Shehhi, os investimentos dos Emirados estão em mais de 42 países africanos.
“É importante lembrar é que a parceria Emirados Árabes Unidos-África não é apenas uma parceria transacional, é uma parceria em que ambos os lados são iguais”, disse, ressaltando que escolher áreas em benéficas para os dois lados, tanto os Emirados como o país africano, é a chave da parceria. Segundo ele, o país árabe não é parceiro novo do continente, mas investe nele desde o início dos anos 2000.
Al Shehhi afirma que o mundo deveria olhar mais para a África, citando a ascensão econômica do continente e o lugar de oportunidades que é. O pesquisador disse que a Trends Research & Advisory resolveu promover o evento no fórum em São Paulo porque o Brasil também tem sido um grande investidor e um grande apoiador da África, desbloqueando o potencial do continente, assim como os Emirados.
Trends Research & Advisory
Em seu trabalho de pesquisa, a Trends Research & Advisory analisa os aspectos geopolíticos, econômicos e sociais regionais e globais para entender tendências predominantes, oportunidades e desafios. Além de Al Shehhi, falaram no evento da Trends no Fórum Brasil África o brasileiro Otaviano Canuto, ex-vice-presidente e diretor executivo do Banco Mundial, e Paulo Gomes, presidente do Conselho Consultivo da Câmara de Comércio África-Sudeste Asiático, além de outras lideranças do setor de pesquisas dos Emirados. A mediação foi de El-Yazia Al-Hosani, chefe do Departamento de Mídia da Trends.
Leia também:
Brasil quer mais comércio com a África