Emirates News Agency*
Al Ain – Cientistas da Universidade dos Emirados Árabes Unidos desenvolveram uma colheitadeira de tâmaras para facilitar a vida dos fazendeiros do setor.
A máquina, que usa um sistema hidráulico, pode levantar um fazendeiro e suas ferramentas até o topo de uma palmeira para executar as tarefas necessárias. Tamareiras precisam de manutenção pelo menos oito vezes por ano, para polenização, poda, limpeza e colheita.
Um protótipo da máquina, desenhado e fabricado pela universidade, foi testado com sucesso nas fazendas agrícolas da instituição, em Al Ain.
Uma máquina similar foi recentemente testada na Arábia Saudita, mas não foi aprovada devido à falta de segurança, estabilidade, velocidade, custo e eficiência, segundo informa a universidade.
A máquina desenvolvida pela Universidade dos Emirados Árabes Unidos pode ser usada não apenas para elevar os trabalhadores para o topo da palmeira mas também leva as tâmaras em um cesto para baixo. Ela pode ser ligada a um trator.
O desenvolvimento demorou três anos e foi custeado pelo Departamento de Pesquisas Científicas da Universidade. Segundo a faculdade, ainda há um longo caminho a ser percorrido para que o sistema entre em operação comercial.
*Tradução de Mark Ament

