São Paulo – Os Emirados Árabes Unidos lançaram, nos últimos dias, uma série de inciativas para apoiar pequenas e médias empresas com sede no país. Em Abu Dhabi, capital da nação, o Fundo Khalifa faz parceria com a eBay, empresa internacional de comércio eletrônico, visando ajudar empresários a exportar. As informações são da WAM, agência de notícias oficial dos Emirados.
A ação faz parte da iniciativa e-Empower, no âmbito do programa Abu Dhabi Inspires. O objetivo é melhorar ainda mais o ecossistema do comércio eletrônico do emirado, além de diversificar a economia local e aumentar a participação das exportações não-petrolíferas.
A parceria vale para pequenas e médias empresas sediadas em Abu Dhabi. Na ação, as companhias receberão ferramentas e um guia de melhores práticas para vender no eBay, além de poderem fazer 200 anúncios gratuitos na plataforma. Já as marcas de porte médio-grande, são elegíveis para receber outros tipos de benefícios.
Já em Dubai, o Conselho de Zonas Francas do emirado (DFZ) discute facilitar a abertura de contas bancárias comerciais para os pequenos e médios empresários. Segundo o Dubai Media Office, na última reunião do DFZ, o debate envolveu ações voltadas para as marcas sediadas nas zonas francas de Dubai, especialmente aquelas que enfrentam dificuldades, em colaboração com a Federação de Bancos dos Emirados Árabes Unidos.
Atraindo talentos
Também neste mês, o Dubai Airport Freezone (DAFZ) lançou a licença ‘Talent Pass‘ (foto no destaque da matéria) para quem trabalha como freelancer. A nova licença estará disponível para pessoas de todo o mundo, também de acordo com o Dubai Media Office. A iniciativa visa atrair talentos e profissionais globais nas áreas de mídia, educação, tecnologia, arte, marketing e consultoria.
O ‘Talent Pass’ permitirá que seus titulares obtenham visto de residência no emirado por três anos, além de permitir o aluguel de escritório. Os profissionais também terão acesso à rede de clientes da DAFZ, que vão desde empresas internacionais até pequenos e médios empreendedores. Os criativos também terão acesso à plataforma digital da zona franca que permite entrar em contato com os clientes para facilitar o acesso a trabalhos, contratos e serviços. A DAFZ abriga mais de 1800 empresas em mais de 20 setores econômicos vitais, com multinacionais representando mais de 30% dessas empresas, 31 delas sendo empresas da Fortune 500.