São Paulo – Os Emirados Árabes Unidos lançaram nesta segunda-feira (20) a primeira sonda árabe e islâmica a Marte, a sonda Hope. Ela é também a primeira sonda interplanetária árabe. A contagem regressiva foi feita pela primeira vez em árabe. O lançamento foi feito pelo Centro Espacial Tanegashima, no Japão. O percurso de quase 500 milhões de quilômetros deve durar sete meses e a sonda chegará a Marte em 2021, onde irá estudar a atmosfera do planeta vermelho, e enviará um terabyte de dados ao longo de dois anos. O projeto teve início em 2014. Veja o vídeo do lançamento ao final da reportagem.
De acordo com a agência de notícias oficial dos Emirados, a WAM, o lançamento traz esperança aos jovens árabes sobre a possibilidade de mudar sua realidade e moldar um novo futuro, e fortalece a posição dos Emirados no setor espacial. Agora, o país entra no seleto clube de nove países que exploraram o planeta vermelho.
Os Emirados superaram um grande desafio, dada a sua pouca experiência no setor espacial em comparação com os países que o precederam, e agora estão prontos para reforçar sua presença internacional nesse campo por meio de inúmeras iniciativas e projetos.
A sonda Hope (Esperança, em português) permitirá ao mundo entender melhor o quarto planeta do sistema solar. Segundo a agência de notícias, o cronograma de lançamento foi cumprido apesar das circunstâncias atuais que o mundo enfrenta com a crise de covid-19 e as medidas de precaução necessárias. A data inicial prevista para o lançamento era 14 de julho.
Duzentos engenheiros dos Emirados participaram da missão dos Emirados a Marte, o que, segundo eles, destaca as oportunidades oferecidas pelo país no campo de pesquisa e projetos espaciais.
Os Emirados têm como objetivo transmitir suas experiências e conhecimentos no setor espacial a outros países árabes e estão liderando um projeto que visa estabelecer uma aliança árabe para trocar conhecimento neste setor estratégico. A Agência Espacial dos Emirados Árabes Unidos também visa ajudar outros países árabes a elaborar planos e estratégias para o desenvolvimento de seus setores espaciais.
Matérias relacionadas
Emirados lançarão missão a Marte em julho
Astronauta dos Emirados será primeiro árabe na ISS