São Paulo – Os Emirados Árabes Unidos foram o principal destino das exportações de carne de frango processada e in natura do Brasil em janeiro. De acordo com os dados do período divulgados nesta sexta-feira (6) pela Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA), o país do Golfo importou 44,3 mil toneladas no primeiro mês do ano, em alta de 14% sobre o mesmo período de 2025.
A África do Sul foi o segundo destino, ao importar 36,8 mil toneladas, em alta de 34%, e Arábia Saudita foi o terceiro, com compras que atingiram 33,5 mil toneladas (+5%). China, Japão, União Europeia, Filipinas, Coreia do Sul, Singapura e Chile completam o ranking dos dez maiores importadores de carne de frango em janeiro, período em que, no total, os embarques subiram 3,6% e atingiram 459 mil toneladas, recorde para o período.
Na nota da ABPA, o presidente da instituição, Ricardo Santin, observou que o desempenho recorde em um período de demanda reduzida, como é o caso de janeiro, indica perspectivas “otimistas” para as exportações no decorrer deste ano. “Isto indica crescimento sustentado em diversos mercados importadores, especialmente nos Emirados Árabes, na África do Sul, nos países da União Europeia e em determinados mercados da Ásia com expressiva demanda”, afirmou.
Os principais estados exportadores de carne de frango foram Paraná, Santa Catarina, Rio Grande do Sul, São Paulo e Goiás.
Leia mais:
Emirados e sauditas compram mais frango do Brasil


