São Paulo – O governo dos Emirados Árabes Unidos anunciou na segunda-feira (18) uma série de novos vistos que beneficiam trabalhadores qualificados, turistas, investidores e residentes de longa duração. A informação foi divulgada pela agência de notícias oficial do país, a WAM. O governo também anunciou os critérios de elegibilidade para Green Residence, lançado em setembro do ano passado, e expandiu o escopo de benefícios e beneficiários do Golden Residence existente.
O novo sistema de entrada e residência visa atrair e reter talentos globais e trabalhadores qualificados de todo o mundo, aumentando a competitividade e a flexibilidade do mercado de trabalho e promovendo um alto senso de estabilidade entre os residentes e famílias dos Emirados Árabes Unidos.
O regulamento executivo do Decreto-Lei Federal de Entrada e Residência de Estrangeiros entrará em vigor noventa dias após a data de sua publicação no Diário Oficial.
Novos Tipos de residência
As principais melhorias incluem a introdução de novas faixas de residência de cinco anos para atrair talentos, profissionais qualificados, freelancers, investidores e empreendedores. São oferecidos mais benefícios para facilitar a residência dos familiares e prazos de carência mais flexíveis que chegam a até seis meses para permanência no país após o cancelamento ou expiração da autorização de residência, além de facilitar e simplificar os requisitos de todos os tipos de residência.
O Green Residence, por exemplo, permite que profissionais como os freelancers tenham acesso a cinco anos de residência no país árabe. Já o Golden Residence ganhou novos benefícios para os candidatos a residência de longo prazo, que pode durar até 10 anos. Uma das novidades é que agora o titular desse visto pode ‘apadrinhar’ seus familiares, incluindo cônjuge e filhos independentemente da idade.
O documento ‘dourado’ é concedido a investidores, empreendedores, talentos excepcionais, cientistas e profissionais, e estudantes e graduados de destaque. Existem outros benefícios para os membros da família que lhes permitem permanecer nos Emirados Árabes Unidos em caso de morte do titular original da Golden Residence até o final da duração da permissão.