São Paulo – Os Emirados Árabes Unidos e a China são os países emergentes mais atrativos para jovens que gostariam de viver no exterior para alavancar suas carreiras, segundo uma pesquisa divulgada pelo Fórum Econômico Mundial neste domingo (13), durante evento realizado em Dubai. O levantamento mostra este resultado pelo segundo ano consecutivo.
Os Emirados aparecem na 11ª posição, e a China, na 12ª, à frente das nações escandinavas, dos demais países do bloco Brics (Brasil, Índia, Rússia e África do Sul) e de Cingapura, de acordo com a pesquisa. Emirados e China só perdem na preferência destes jovens para nações desenvolvidas, como Estados Unidos, Reino Unido e Canadá que estão no topo da lista.
Segundo comunicado do Fórum, uma das razões para a popularidade dos Emirados pode ser a boa perspectiva de emprego no país. Isso porque o desemprego foi o segundo maior foco de preocupação apontado pelos entrevistados, depois da corrupção, mas no país árabe apenas uma em cada 10 pessoas consultadas disse que a falta de trabalho não é um problema.
Outro fator, de acordo com a instituição, é que boa parte dos entrevistados deu especial importância aos quesitos salário e avanço na carreira, características identificadas com o mercado de trabalho dos Emirados.
“O apelo dos Emirados reside no invejável fato de que o país é cada vez mais sinônimo de uma atitude em que nada é impossível”, disse Adeyemi Babington-Ashaye, chefe da Comunidade de “Global Shapers” (Influenciadores Globais, em tradução livre) do Fórum, segundo o comunicado. “Os Emirados combinam oportunidades excelentes para jovens e startups com uma economia competitiva”, acrescentou.
Foram entrevistadas 20 mil pessoas de 18 a 35 anos de 187 países, com especial participação de jovens da China, Estados Unidos e Índia.


