São Paulo – Os Emirados Árabes Unidos poderão, em 2024, financiar treinamento de jovens africanos em projetos de Agricultura e Saúde por meio do Youth Technical Training Program (YTTP), mantido pelo Instituto Brasil África (Ibraf). Na última semana, o presidente do Ibraf, João Bosco Monte, se reuniu com a ministra de estado da Cooperação Internacional dos Emirados Árabes Unidos, Reem Al Hashimy (na imagem acima), em viagem ao Oriente Médio e à África.
De acordo com Monte, o objetivo do YTTP é promover o desenvolvimento de setores específicos da economia de países africanos a partir de treinamento oferecido por instituições brasileiras e com financiamento externo. Outras edições do YTTP colocaram em prática projetos de agricultura e receberam apoio de diversas instituições, como o Afreximbank (Banco Africano de Importação e Exportação) e a Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura (FAO). Para a edição de 2024, que deverá ser lançada no Fórum Brasil África no fim de outubro, o Ibraf conta com a participação dos Emirados Árabes.
“Vamos lançar uma agenda de longo prazo para capacitar jovens africanos. Vamos avaliar o destino (do projeto), o escopo, que possivelmente envolverá o setor de agricultura e de saúde, com o programa de agente de saúde comunitária. O instituto vai levar o projeto a países africanos em 2024 e com financiamento dos Emirados”, afirmou Monte à ANBA.
Encontros
Em sua passagem pela África e Oriente Médio, Monte esteve também em Túnis, na Tunísia, Dubai, nos Emirados Árabes, e em Madagascar. Ele se reuniu com empresários da siderúrgica Lybian Iron and Steel Company (Lisco). A empresa produz derivados de ferro e aço, como vergalhões, hastes e barras de aço, entre outros produtos, e tem como principais fornecedoras de matéria-prima as mineradoras brasileiras Samarco e Vale. A empresa busca ampliar sua produção nos próximos anos e, portanto, aumentar suas importações a partir destas companhias.
Em outro de seus encontros na região, Monte esteve com executivos da DP World, um dos maiores operadores globais de portos e movimentação de carga, que opera, entre outros, terminais no Porto de Santos, em São Paulo, e a zona de livre de comércio de Jebel Ali (Jafza), nos Emirados. “Eles têm o desejo de ampliar sua presença no Oeste da África e no Brasil”, afirmou.
Monte esteve, ainda, com executivos do Abu Dhabi Fund for Development, que desejam apresentar linhas de financiamento para instituições públicas e governos. Em Madagascar, o grupo Sipromad demonstrou interesse em um projeto de produção de 85 mil ovos por dia. Produção de tabaco também entrou na pauta do encontro. Segundo Monte, a ministra Al Hashimy, o diretor de operações da DP World, Abdullah Al Hashmi, e o CEO da Lisco, Mohamed Abdulmalik Elfigih, estarão no Fórum Brasil África, que será realizado pelo Ibraf em 31 de outubro e 01 de novembro em São Paulo.