Emirates News Agency*
Pequim – Os Emirados Árabes Unidos pretendem ampliar sua produção petrolífera para mais de 5 milhões de barris por dia (bpd) nos próximos sete anos, segundo informou o ministro das Relações Exteriores do país, Abdullah bin Zayed Al Nahyan.
Segundo Abdullah, que está em visita oficial à China, seu país, um dos maiores produtores de petróleo do mundo, embarcou em anos recentes na pesquisa de energias alternativas limpas.
"O setor petrolífero nos Emirados tem caminhado a passos largos nos últimos anos. Nossa produção atual supera os 2,5 milhões de barris ao dia e pretendemos ampliar este total para mais de 5 milhões nos próximos cinco anos", explicou Abdullah durante uma reunião com Chen Deming, vice-presidente da Comissão para Desenvolvimento e Reforma da China (NDRC). O ministro acrescentou que os Emirados são detentores de enormes fontes de energia renovável.
"Com os recursos que temos, estamos em uma ótima posição para nos transformarmos em fornecedores de energias renováveis e limpas. Além do mais, pretendemos criar uma planta de energia solar no futuro próximo. Esta unidade, que deve fornecer cerca de 500 Megawatts de energia, será estabelecida em parceria com a Universidade de Tóquio", explicou.
*Tradução de Mark Ament

