São Paulo – Os Emirados Árabes estão entre os principais mercados-alvos do Programa Export Plastic para o próximo biênio (2010 e 2011). O projeto é levado adiante pelo Instituto Nacional do Plástico (INP) em parceria com a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex) e tem como meta promover os produtos do setor no exterior.
O projeto elegeu setores que pretende promover e quais são os destinos que mais interessam a cada um. Foram escolhidas as áreas de varejo; embalagens, alimentos e bebidas; agribusiness e químicos. O varejo contempla produtos acabados em plástico e os organizadores do Export Plastic querem levá-los aos mercados dos Emirados, Alemanha, Espanha, França, Portugal, África do Sul, Colômbia, Canadá, Estados Unidos e Panamá.
Os países foram levantados pela equipe de Inteligência de Mercado da Apex. Para as empresas exportadores do setor serão dadas informações sobre ambiente de negócios nestas nações, potencial de produtos, barreiras não-tarifárias, valor e variações de exportações e importações. Com esse trabalho de inteligência, o Programa Export Plastic pode dar maior apoio e suporte ao exportador.
O setor projeta, para 2010, exportações totais de US$ 2,2 bilhões. A demanda internacional por produtos plásticos transformados está em franca expansão, segundo informações do INP.

