São Paulo – A Semana de Sustentabilidade de Abu Dhabi esperar atrair cerca de 38 mil participantes de 175 países. O evento começa na próxima segunda-feira (16) na capital dos Emirados Árabes Unidos e é organizado pela Masdar, subsidiária da holding estatal Mubadala que atua nas áreas de energias renováveis e sustentabilidade. As informações são da Emirates News Agency (WAM).
Segundo a agência, o tema deste ano é “Passos práticos para um futuro sustentável”. O principal evento da semana é a Cúpula Mundial de Energia do Futuro, que chega à sua décima edição. O fórum, de acordo com a WAM, será fortemente centrado em tecnologias, inovação e financiamentos.
A agência informa que os investimentos mundiais em energias renováveis chegaram a quase US$ 300 bilhões no ano passado, um recorde. O Brasil, por exemplo, registrou aumento histórico da capacidade instalada de energia elétrica em 2016, e a geração eólica foi a segunda que mais cresceu, atrás apenas da hidrelétrica. Esta fonte teve aumento de 20% em comparação com 2015 e passou a representar 27% capacidade instalada do País, segundo dados divulgados nesta quinta-feira (12) pela Secretaria-Geral da Presidência da República.
Nos Emirados, de acordo com a WAM, licitações para projetos de energia solar bateram duas vezes o recorde de preço mais baixo para geração, abaixo de três centavos de dólar por quilowatt-hora.
A semana é realizada desde 2008 e é o principal fórum do gênero para investidores e empresários do Oriente Médio, Norte da África e Sul da Ásia. O evento irá reunir representantes de mercados de peso no setor de energias renováveis como Arábia Saudita, Índia, Jordânia, Marrocos e Emirados. Estes países, segundo a WAM, têm projetos previstos de energias sustentáveis que somam mais de 200 gigawatts.
Os organizadores esperam participação pelo menos 880 empresas de 40 países, sendo mais de 50% companhias de pequeno e médio portes de nações que estão na liderança na área de tecnologias limpas, como Alemanha, França, Japão, China, Estados Unidos e Reino Unido.
Além da Cúpula Mundial de Energia do Futuro, a semana terá a 5ª Cúpula Internacional da Água, de manejo de recurso hídricos em regiões áridas, e a 4ª Exposição e Conferência EcoWASTE, de gerenciamento de resíduos.


