São Paulo – O Ministério da Economia dos Emirados Árabes Unidos anunciou um mapa de investimentos, plano que tem como objetivos melhorar o ambiente de investimento do país árabe e promover, entre investidores do mundo todo, oportunidades existentes nos Emirados. Em fase inicial, a iniciativa será direcionada à Argentina, Brasil, Turquia, Alemanha, Índia, China e Coréia do Sul. As informações foram divulgadas pelo site Trade Arabia, do Bahrein.
Ao anunciar o mapa, em Dubai, o subsecretário do Ministério da Economia dos Emirados, Mohammed Ahmed Bin Abdul Aziz Al Shehhi, afirmou que a iniciativa servirá como guia para investidores globais, apresentando a eles as diversas oportunidades de investimento em todos os setores da economia do país, com abordagem sistemática e científica.
De acordo com Al Shehhi, o mapa de investimentos é compatível com as diretrizes estratégicas do ministério para o período 2011-2013, que visam aprimorar o ambiente de investimento dos Emirados e a competitividade da economia nacional, buscando mercados internacionais e atraindo projetos de investimento de grande porte para o país.
As diretrizes deverão ajudar a promover o desenvolvimento sustentável e equilibrado do país, bem como contribuir para o aumento do Produto Interno Bruto (PIB), atraindo capital e tecnologia, fundamentais, segundo Al Shehhi, para criar uma economia do conhecimento e reduzir a dependência do petróleo por meio da diversificação.
A iniciativa, explicou o subsecretário, faz parte do projeto "UAE Vision 2021" (EAU Visão 2021), voltado ao desenvolvimento de uma economia baseada no conhecimento.
Para contribuir para o sucesso desse projeto, foi lançada a Estratégia do Governo Federal 2011-2013, que define diretrizes para promover maior participação de trabalhadores naturais dos Emirados no mercado de trabalho do país e fornecer treinamento a eles; aumentar a eficiência, a flexibilidade e a produtividade do mercado de trabalho; fornecer apoio a pequenas e médias empresas; e desenvolver e promover o empreendedorismo.
Al Shehhi disse que o mapa de investimentos deverá cobrir oportunidades em todos os emirados do país nos setores de agricultura, imóveis, energia alternativa, pequenas e médias empresas, serviços, indústria, educação e finanças, entre outros.
O mapa de investimentos também deverá incluir a indústria de alumínio, indústria automotiva, de aviação, tecnologia da informação, telecomunicações, serviços financeiros, eletrônica, engenharia, tecnologia industrial, saúde, indústria petroquímica, educação, indústria do conhecimento e indústria farmacêutica.
"Em novembro, o Mapa de Investimento dos Emirados será divulgado oficialmente, durante uma conferência que deverá incluir uma feira especializada, na qual serviços prestados pelo governo serão apresentados a grandes investidores internacionais", completou Al Shehhi.
Leia mais sobre o plano Vision 2021:
http://www.vision2021.ae/united-in-responsibility.php
*Tradução de Gabriel Pomerancblum

