Emirates News Agency
Abu Dhabi (Emirados Árabes Unidos) – Devido à sua localização estratégica, política de livre mercado e infra-estrutura de última geração, os Emirados Árabes Unidos querem se tornar um pólo mundial de distribuição de produtos naturais e orgânicos. De acordo com Abdullah Al Matroushi, presidente da Global Links Dubai, empresa que organiza eventos comerciais, a demanda mundial por estes produtos cresce entre 10% e 15% ao ano.
Al Matroushi organizou a 2ª Feira e Conferência de Produtos Naturais do Oriente Médio – que terminou na terça-feira (07) no hotel Grand Hyatt de Dubai. Segundo o executivo, o evento reuniu cerca de 250 expositores de 30 países, entre eles Alemanha, Estados Unidos, Reino Unido, França, Itália e Índia. O objetivo era expandir o mercado de produtos e medicamentos naturais no país, para transformá-lo em uma plataforma de reexportação destes tipos de mercadorias.
"A resposta foi muito boa, fato facilmente visto pelo volume de produtos naturais encontrados nas prateleiras do Oriente Médio", declarou o executivo. "Tomando como base a atual demanda mundial por medicamentos fitoterápicos e orgânicos, estima-se que este mercado alcance US$ 5 trilhões por ano até 2050. Este mercado tem um tremendo potencial para providenciar bem-estar a custos baixos e ainda gerar receitas", acrescentou.
A exposição de três dias foi inaugurada pelo ministro da Saúde dos Emirados, Hamad Abdul Rahman Al Midfa. Ela foi patrocinada pelos ministérios da Saúde e da Agricultura e Pesca, pela Organização Zayed para Pesquisa Fitoterápica e pela Federação Internacional de Agricultura Orgânica.
"Uma lei aprovada há três anos reconhece o campo de medicina alternativa e estabelece um rígido monitoramento de produtos vendidos em lojas e supermercados do país", disse Nasser Khalifa Al Budoor, subsecretário assistente de Relações Internacionais e Saúde do Ministério da Saúde local.
De acordo com ele, o ministério está incentivando a produção de medicamentos fitoterápicos a partir de plantas e ervas medicinais que crescem nos Emirados. "Já há no mercado seis tipos de medicamentos produzidos pela Organização Zayed para Pesquisa Fitoterápica", disse Budoor.
Ao comentar o preço de medicamentos fitoterápicos e tradicionais no mercado local, o subsecretário declarou que o ministério está se esforçando para baixar os preços dos produtos, tornando-os mais acessíveis para toda a população.
Orgânicos
Abdallah Al Aboudi, diretor de Pesquisa e Extensão do Ministério de Agricultura e Pesca do país árabe, acrescentou que uma lei está sendo preparada para regulamentar o manejo, o processamento e o marketing de produtos orgânicos no país.
Ele declarou que a fabricação de mercadorias orgânicas também está sendo encorajada no país. Os fazendeiros são incentivados a produzir sem o uso de agrotóxicos, acrescentou Budoor.

