São Paulo – Os Emirados Árabes Unidos vão viver a Semana do Café Brasileiro a partir desta segunda-feira (17) até o dia 25 de outubro. Com o objetivo de gerar oportunidades de negócios para os exportadores brasileiros do segmento, serão promovidos diversos roadshows em câmaras de comércio no país árabe, cada um com encontros B2B e apresentações sobre a história e a importância do café para a economia e o comércio do Brasil.
A ação é organizada pela Embaixada do Brasil em Abu Dhabi, em colaboração com a Câmara de Comércio Árabe Brasileira, com liderança da embaixadora Eliana Zugaib, encarregada de negócios da embaixada, e o diretor e chefe do Escritório da Câmara Árabe em Dubai, Rafael Solimeo. Participam empresas fornecedoras do setor como Pantanal General Trading, Ducoffee, Nares Group, Anorka Food Industries L.L.C, Gostoso Coffee e Três Marias Coffee.
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Os roadshows serão realizados em diferentes locais cada dia, começando pela Câmara de Comércio e Indústria de Abu Dhabi em 17 de outubro, DMCC Coffee Center em 18 de outubro, Câmara de Comércio e Indústria de Sharjah em 19 de outubro, Câmara de Comércio e Indústria de Ajman em 20 de outubro, Câmara de Comércio e Indústria de Ras Al Khaimah em 24 de outubro e Câmara de Comércio e Indústria de Fujairah em 25 de outubro.
Zugaib disse que essa será uma excelente oportunidade para compartilhar a experiência do Brasil no setor e a qualidade do café nacional. “Sendo o Brasil o maior produtor e exportador de café do mundo, além do segundo maior mercado consumidor, tenho certeza que podemos fomentar ainda mais parcerias e oportunidades de negócios entre empresários dos dois países”, afirmou em material divulgado.
O presidente da Câmara Árabe, Osmar Chohfi, ressaltou a crescente demanda árabe por importação de café e a grande população consumidora local. Ele percebe oportunidade para o Brasil fornecer cafés exclusivos e especiais. “A Semana do Café Brasileiro é a plataforma ideal para mostrar a singularidade e a qualidade dos nossos produtos e explorar mais oportunidades de negócios na região”, disse Chohfi.
O mercado árabe responde atualmente por 1,8% das exportações brasileiras de café, segundo dados do Conselho dos Exportadores de Café do Brasil (Cecafé) relativos ao período de janeiro a setembro deste ano. Os brasileiros embarcaram ao mercado árabe nestes meses 529,7 mil sacas de café de 60 quilos, o que gerou receita de US$ 136,4 milhões. O Brasil é o maior exportador de café do mundo.