São Paulo – Os eletrodos e produtos para solda e corte produzidos pela Esab Brasil, com fábricas em Contagem, Minas Gerais, são exportados para o mundo todo. Os maiores volumes seguem para os Emirados Árabes Unidos – que importam principalmente eletrodos -, Cingapura, Estados Unidos e países da América Latina. No Oriente Médio, a indústria vende também para o Bahrein.
De acordo com o coordenador de exportação Fabiano de Freitas Leite as vendas externas da companhia começaram logo após sua fundação, em 1955. “A exportação é um fator importante para a Esab, pois garante o desenvolvimento de novos produtos, a otimização da produção e maior controle da qualidade”, disse. “A exportação também é importante para o faturamento da empresa”, acrescentou. A empresa não revela o percentual de participação das exportações, nem números do faturamento.
Segundo Leite, uma das estratégias da companhia para garantir novos clientes no Brasil e no exterior é a participação em feiras internacionais do setor, como a Mecânica, em São Paulo, a Expomin, no Chile, a Essen, na Alemanha; e ainda feiras na Argentina e na Colômbia.
A Esab Brasil é uma subsidiária da Esab Holdings, com sede em Londres, na Inglaterra, controlada pelo Grupo Charter plc. Com três unidades fabris em Contagem, no estado de Minas Gerais, a Esab inaugurou sua primeira fábrica no Brasil no dia 24 de setembro de 1955. Começou fabricando eletrodos revestidos e, na década de 1970, passou a fabricar equipamentos e fluxos para solda.
Os produtos da Esab, porém, estão presentes no Brasil desde a década de 40, quando a empresa Carlo Pareta iniciou a venda de eletrodos, importando o produto da Esab Suécia. Em 1998, a Esab brasileira adquiriu o controle da Eutectic Brasil Indústria e Comércio e tornou-se líder no mercado de processos especiais de solda.
Hoje a indústria mantém filiais espalhadas pelo país, como em São Paulo, Rio de Janeiro, Salvador, Recife e Porto Alegre. “Essa extensa rede de distribuidores e revendedores também atende o mercado usuário de produtos de solda e corte, o que garante maior agilidade na entrega de produtos”, destacou Leite.
Esab no mundo
O empresário sueco Oscar Kjellberg fundou a Esab em 1904, logo após inventar o eletrodo revestido. Atualmente a companhia participa de um mercado avaliado em aproximadamente US$ 10 bilhões em vendas anuais. No mundo, a indústria está organizada em quatro regiões: Europa, América do Norte, América do Sul e Ásia/Pacífico e Índia.
Em 1994 a Esab foi comprada pelo grupo inglês Charter plc. O grupo atua em dois negócios principais: a Esab, líder mundial em soldagem e corte, e a Howden, líder mundial na manufatura de equipamentos para manipulação de ar e gases.
A Esab mantém representantes em praticamente todos os países por meio de subsidiárias ou agentes. Além disso, as vendas e suporte diretos ocorrem em mais de 80 países com 26 fábricas nos quatro continentes.
Contato
Site: www.esab.com.br
Telefone: +55 (31) 2191-4431

