São Paulo – Os Emirados Árabes Unidos compraram 410.069 toneladas de carne de frango do Brasil entre janeiro e novembro deste ano, volume 19,2% maior que no acumulado dos onze meses do ano passado. O país aparece em segundo lugar entre os maiores importadores da carne de frango brasileira, atrás apenas da China, que consumiu 494.120 toneladas no período, e apresentou queda de 16,2%. Os dados foram divulgados pela Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA) nesta quinta-feira (15).
Em quarta posição, após o Japão, aparece a Arábia Saudita, outro tradicional comprador do frango brasileiro. Foram embarcadas ao país 314.825 toneladas entre janeiro e novembro, uma pequena queda de 5,6% em relação ao mesmo período de 2021. Segundo Luis Rua, diretor de Mercados da ABPA, o país está retomando um caminho positivo nas compras do Brasil e deve ampliar no ano que vem.
O Catar também se destacou entre os países árabes, com um crescimento de 35% nas compras de frango do Brasil no acumulado do ano. “Dos quinze principais mercados para onde exportamos este ano, cinco são árabes”, disse Rua à ANBA durante a coletiva.
Os embarques de frango halal somaram vendas de 1,821 milhão de toneladas entre janeiro e novembro, um aumento de 4,8% em relação aos onze primeiros meses de 2021.
“Os mercados árabes são um terço das nossas exportações, nosso maior parceiro nas exportações, e nós somos o maior exportador halal. Continuamos assim, tivemos um grande desempenho no mercado dos Emirados” disse o presidente da ABPA, Ricardo Santin, à ANBA.
Santin destacou que o Brasil segue livre de influenza aviária e vem tomando todas as precauções para que a doença não cruze as fronteiras.
Exportações totais
Entre janeiro e novembro, o Brasil exportou 4,4 milhões de toneladas de carne de frango, alta de 5,6% em relação aos onze primeiros meses de 2021. A receita somou US$ 8,97 bilhões, um crescimento de 29,3% no mesmo comparativo.
A projeção para o ano de 2022, de janeiro ao final de dezembro, é de totalizar os embarques entre 4,8 e 4,85 milhões de toneladas, crescendo 5% em relação a 2021.
Para 2023, a projeção é de exportar entre 5 milhões e 5,2 milhões de toneladas, crescimento de até 8,5% em relação a 2022.
Ovos
Os Emirados Árabes Unidos compraram 48% dos ovos brasileiros exportados entre janeiro e novembro deste ano, somando 4.356 toneladas, uma queda de 16,2%. Apesar de ter diminuído o consumo, o país árabe segue sendo o principal mercado para os ovos do Brasil.
O Catar aparece na segunda posição no período, com 1.080 toneladas embarcadas, um crescimento de 185,7% em relação aos 11 primeiros meses de 2021. Omã aparece em sexto lugar, com 273 toneladas (-7,1%), e a Arábia Saudita, em nona posição entre os principais destinos, com 135 toneladas (-16,5%).
As exportações totais dos ovos brasileiros somaram 9.043 toneladas de janeiro a novembro, alta de 2,1% em relação ao mesmo período de 2021. Em receita, foram US$ 21,12 milhões, com crescimento de 50,2%.
A projeção da ABPA para 2022 é que sejam embarcados até 10.000 toneladas de ovos, uma queda de cerca de 12% em relação ao ano de 2021. Para 2023, a projeção é mais positiva, que sejam embarcados até 11.000 toneladas, crescimento de cerca de 10% em relação a este ano.