São Paulo – Os Emirados Árabes Unidos se ofereceram para receber a 28ª Conferência das Nações Unidas sobre as Mudanças Climáticas (COP 28) em 2023, segundo informações publicadas no domingo (24) na agência de notícias oficial do país, a Emirates News Agency (WAM). As discussões da conferência girarão em torno de economia e clima.
A WAM lembra que os Emirados Árabes Unidos já são sede permanente da Agência Internacional de Energia Renovável (Irena) e foram o primeiro país do Golfo a assinar e a ratificar o Acordo de Paris, compromisso internacional de mais de 190 países com o objetivo de minimizar as consequências do aquecimento global.
Os Emirados também foram o primeiro país da região a se comprometer com uma redução de emissões em toda a sua economia, com o estabelecimento em 2015 da Contribuição Nacionalmente Determinada (NDC), instrumento pelo qual os países assumem compromissos voluntários para a questão do clima na âmbito do Acordo de Paris.
Segundo informações publicadas na WAM, tudo isso demonstra um histórico comprovado de ações progressivas em prol do clima nos Emirados e a cooperação multilateral na área, o que torna o país ideal para sediar a COP 28.
O ministro das Relações Exteriores e da Cooperação Internacional dos Emirados, Abdullah bin Zayed Al Nahyan (foto acima), disse que o desafio climático é assustador, mas traz oportunidades para o crescimento econômico e a geração de empregos. “A COP 28 será um momento único para capitalizar essa oportunidade e nossa visão é trabalhar com todos os países para obter com eles benefícios econômicos líquidos da aceleração das ações”, disse.
Os Emirados Árabes Unidos vem se posicionando com um anfitrião de eventos internacionais de alto nível e grande porte com foco em ações climáticas e desenvolvimento sustentável. O país sediou as reuniões preparatórias para as cúpulas do clima das Nações Unidas em 2014 e 2019. Entre outros eventos, a próxima Expo Dubai 2020, exposição universal que ocorre a partir de outubro no país, é focada nos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável.