Emirates News Agency
Abu Dhabi (Emirados Árabes) – Os Emirados Árabes Unidos têm a maior taxa de penetração de internet entre os países do Golfo Arábico, região que engloba também Arábia Saudita, Barhein, Catar, Kuwait e Omã. Segundo relatório divulgado recentemente pela International Telecommunication Union (ITU), 36,7% da população dos Emirados está conectada à rede. Em 2001, essa taxa era de apenas 28%.
A pesquisa da ITU foi feita no ano passado nos países do Golfo, da África, América, Ásia, Europa e do Reino Unido.
No Golfo, o país com maior número de usuários é a Arábia Saudita – de 1,6 milhão. Os Emirados estão em segundo lugar, com 1,1 milhão. Isso acontece porque a Arábia Saudita é o país mais populoso da região, com quase 22 milhões de habitantes. Os Emirados têm 3,8 milhões de pessoas.
Uma das razões dessa maior taxa de penetração da internet nos Emirados é o alto número de usuários por PC, diz o estudo. O país tem 2,6 usuários por micro, o patamar mais elevado entre todas as regiões pesquisadas.
"Nosso maior desafio agora é aumentar a penetração de PCs entre a população", afirmou Maroua Naim, gerente-geral da Emirates Internet and Multimedia, que divulgou a pesquisa. Segundo ele, hoje, somente 13,6% da população do país têm computador. "O lado positivo é que praticamente todos os PCs nos Emirados Árabes estão conectados à net", completou.
No Brasil, de acordo com a última pesquisa do IBGE, 12,6% dos domicílios do país possuem um microcomputador a apenas 8,6% têm acesso à internet.