Da redação*
Dubai – Aproximadamente a metade dos espaços de exposição cobertos disponíveis na atualidade nos países do Conselho de Cooperação do Golfo (GCC) fica nos Emirados Árabes Unidos. Até 2009, os Emirados terão 65% do espaço total, segundo a agência de notícias Gulf News. Dentro de dois anos, Dubai, que lidera a indústria regional de feiras comerciais, em franca expansão, vai abrigar 47% dos espaços para feiras comerciais da região.
Entre os novos projetos na cidade, que deverão reforçar a posição de Dubai como centro regional para feiras comerciais, está um centro de conferências e exposições na Jebel Ali Free Zone Authority, a zona franca de Jebel Ali, no valor de 1,2 bilhão de dinares do Kuwait (US$ 4,1 bilhões); e o Dubai Exhibition World, no Dubai World Trade Centre, também em Jebel Ali, avaliado em 8 bilhões de dinares (US$ 2,7 bilhões).
Até 2009, a associação de organizadores de exposições UFI, sediada em Paris, vai construir quatro novos centros de exposição em Dubai, Abu Dhabi, Doha e Riad. Assim, o espaço total de exposição do GCC vai aumentar 77%, de 243.300 metros quadrados para 429.800 metros quadrados.
Em 2006, aconteceram 289 feiras comerciais no GCC, um aumento de 40% com relação a 2002. Dezesseis novas feiras serão inauguradas em 2007, dez delas nos Emirados Árabes Unidos, de acordo com a UFI, que abriu um escritório regional em Abu Dhabi no ano passado. O Catar vai quadruplicar seu espaço de exposição disponível até maio deste ano.
*Tradução de Gabriel Pomerancblum