São Paulo – O emirado de Ras Al Khaimah, nos Emirados Árabes Unidos, vai ganhar um centro de estudos em túnel do vento, em parceria com a Ecole Polytechnique Fédérale de Lausanne (EPFL), na Suíça, segundo informa o jornal Emirates Business 24/7, de Dubai. O centro terá como foco estudos de pós graduação.
O túnel de vento é uma instalação que simula efeitos do movimento do ar e ajuda na determinação de parâmetros para produção de aeronaves, carros, edifícios, pontes, entre outros.
O projeto será desenvolvido em três fases. A primeira fase estará completa até o final de 2012, e as obras da unidade serão expandidas até ocuparem todo o terreno, de 25 hectares, que foi doado pelo emirado de Ras Al Khaimah.
As obras de construção da primeira fase devem começar em outubro e o investimento deve ficar entre US$ 45 milhões e US$ 55 milhões. Os prédios vão ter métodos de construção sustentável e ecologicamente correta, desenvolvidos por arquitetos locais. O estilo arquitetônico deve ser inspirado em tradições árabes, aproveitando ao máximo a sombra e utilizando também energia fotovoltáica.
O instituto deve também desenvolver pesquisas na área de energia solar, tratamento de água e construção, além de energia fotovoltáica. A primeira unidade executará estudos em túnel de vento, enquanto a próxima terá como foco a iluminação e arquitetura sustentável. Os planos são para que 30 alunos comecem seus estudos em Lausane, na Suíça, e prossigam com suas pesquisas em Ras Al Khaimah. A primeira turma nos Emirados deve ter início em 2011.
*Tradução de Mark Ament

