Abu Dhabi – A Dolphin Energy Limited, empresa do setor de gás do emirado de Abu Dhabi, anunciou hoje (22) a contratação da empresa russa Stroytransgaz PJSC para construir um gasoduto de 48 polegadas (1,2 metro) de largura com comprimento de 240 quilômetros ligando as cidades de Taweelah e Fujairah, nos Emirados Árabes Unidos. As obras, nas quais serão aplicados US$ 418 milhões, terão início no terceiro trimestre de 2008.
O gasoduto ligará a unidade de recebimento de gás da Dolphin em Taweelah, na costa de Abu Dhabi, no Golfo Arábico, à Unidade de Dessalinização de Água Marítima e Geração Elétrica de ADWEA, em Fujairah, no Golfo de Omã. O gasoduto transportará gás proveniente do Catar.
Oito construtoras internacionais competiram nesta licitação, e foram aceitas as propostas técnicas de cinco: Al Jaber Energy Services, dos Emirados, Consolidated Contractors International (Grécia), Dodsal (Índia), Stroytransgaz PJSC (Rússia) e Saipem/Snamprogetti (Itália).
Já o resultado da licitação para a compra dos canos que serão usados foi anunciada em dezembro de 2007. A empresa vencedora foi a empresa alemã Salzgitter Mannesmann International GmbH e o valor foi de US$ 200 milhões. A empresa vai fornecer cerca de 120 mil toneladas de canos. Já foram entregues mais de 40% dos canos para uso na obra. O lote todo deve estar entregue até o final de 2009.
A principal atividade da Dolphin Energy é a produção e processamento de gás no Campo do Norte do Catar e transporte da commodity aos Emirados por um gasoduto marítimo, que começou a operar em julho de 2007.
*Tradução de Mark Ament