Silwan Abbassi*
Brasília – O Ministério da Água e Meio mbiente dos Emirados Árabes Unidos anunciou um plano, composto de diversas iniciativas e com duração de três anos, para equilibrar desenvolvimento econômico e social e promover a segurança ambiental. As informações foram publicadas no jornal árabe Al Hayat.
Segundo a agência de notícias AME Info, as iniciativas deverão incluir dessalinização de água, conscientização ambiental, desenvolvimento de recursos naturais para promover o desenvolvimento sustentável, inspeção ambiental, emissão de certificados de bom desempenho ambiental e multas pela violação de diretrizes ambientais.
O ministro da Água e Meio Ambiente dos Emirados, Mohammed Saeed Al Kindi, disse que será criado um banco de dados sobre o meio ambiente no país árabe, incluindo agricultura, pesca e fauna. O banco será desenvolvido por meio de pesquisas e levantamentos estatísticos.
O banco de dados vai conter informações sobre o impacto do desenvolvimento da economia sobre o meio ambiente e sustentabilidade de recursos naturais, principalmente água e solo. As informações serão publicadas periodicamente no site do ministério, em árabe e em inglês.
Outra iniciativa terá como objetivo reduzir a drenagem dos reservatórios de água subterrâneos. Nos próximos três anos, o ministério vai trabalhar para reduzir a utilização de água subterrânea com a criação de fontes alternativas, como a dessalinização.
De 2008 a 2010, o ministério deverá aumentar sua rede de monitoramento de água subterrânea para um total de 183 poços, aumentar em 35% o número de redes de observação e concluir a construção de 11 dutos de água potável.
Al Kindi também disse que o ministério pretende fornecer sistemas modernos de irrigação para aproximadamente mil fazendas e implementar um plano nacional para manutenção de represas. Haverá também uma campanha para conscientizar a população da necessidade de utilizar água de forma racional.
Serão adotados padrões globais de proteção ambiental, como medidas de quarentena agrícola e veterinária para proteger comunidades rurais de epidemias de doenças.
No total, o Ministério da Água e Meio-Ambiente vai desenvolver 270 iniciativas nas seguintes categorias: ambiente (135); água (41); setor agrícola (52) e setor pesqueiro (42). O governo dos Emirados Árabes Unidos pretende firmar parcerias com o setor privado e organizações da sociedade civil especializadas nesses setores.
*Tradução de Gabriel Pomerancblum

