Emirates News Agency*
Ashkhabad (Turcomenistão) – Para aproveitar suas reservas de petróleo e gás natural, os Emirados Árabes Unidos pretendem ampliar sua capacidade de produção petrolífera para 3,5 milhões de barris por dia na próxima década. Ao mesmo tempo, a capacidade de refino deve subir para 1,1 milhão de barris ao dia, segundo informou na última semana o ministro do Petróleo do país, Mohammed bin Dhaen Al Hamili.
"Atualmente os Emirados produzem mais de 2,7 milhões de barris de petróleo bruto ao dia e 65 bilhões de metros cúbicos de gás natural ao ano. A produção petrolífera deve alcançar 3,5 milhões de barris no início da próxima década", declarou Hamili. "Atualmente o país tem capacidade de refino de 600 mil barris de petróleo por dia e pretendemos ampliar para 1,1 milhão de barris no futuro próximo", acrescentou.
Os Emirados Árabes Unidos são um dos membros fundadores da Organização dos Países Exportadores de Petróleo (OPEP). Aproximadamente 75% das reservas provadas de petróleo estão nos países da OPEP. Os Emirados estão entre os cinco principais países detentores de reservas provadas de petróleo e gás. A região do Golfo Arábico detém cerca de 50% das reservas mundiais de petróleo e 25% das de gás.
O país tem reservas provadas de 98,1 bilhão de barris, o equivalente a 8,1% do total mundial. Já as reservas de gás são estimadas em 6 trilhões de metros cúbicos.
Treinamento
O segmento está recebendo uma série de investimentos. Um dos exemplos é o da parceria entre o Techno Park, dos Emirados, e a empresa norte-americana Baker Hughes para a construção de um centro de treinamento para profissionais do petróleo. A companhia do Texas fará um investimento de US$ 40 milhões no empreendimento.
O acordo foi assinado pelo diretor geral do Techno Park, Hamad Al-Hashemi, e John Ellis, gerente-geral da Oilfields Supply Center, parceira da Baker Hughes em Dubai. A academia vai fornecer ensino superior com o uso de tecnologia de ponta na produção de petróleo.
O centro vai receber entre 30 mil e 50 mil alunos por ano e empregar mil pessoas. Em função do acordo, a Baker Hughes vai estabelecer seus escritórios regionais para o Oriente Médio e Ásia-Pacífico no complexo Techno Park, bairro planejado para empresas do setor, em Dubai.
*Tradução de Silvia Lindsey