Emirates News Agency
Dubai – Os Emirados Árabes Unidos vão fazer uma parceria com a Líbia, país árabe que fica no norte da África, para transferir sua experiência em construção e gestão de portos, zonas livres de comércio, aeroportos e projetos imobiliários. Os Emirados têm vasta experiência nestes setores e desenvolverão projetos conjuntos com a Líbia nas quatro áreas.
O acordo foi discutido durante a visita do general e xeque Mohammad Bin Rashid Al Maktoum, príncipe herdeiro de Dubai e Ministro de Defesa dos Emirados Árabes Unidos, à Trípoli, capital da Líbia. Maktoum encontrou-se com o primeiro-ministro do país africano, Shukry Ganem.
Na oportunidade, Mohammad falou sobre os resultados de projetos similares desenvolvidos nos Emirados. Para estreitar as relações de cooperação entre os dois países, delegações da Líbia visitarão o país do Oriente Médio.
O primeiro ministro da Líbia ainda não deu nenhuma indicação quanto ao capital envolvido no projeto, que será executado por meio de uma holding a ser criada. Ganem e Maktoum querem obter, com a experiência, benefícios em comércio exterior e atração de investimentos estrangeiros. Eles concordaram em montar uma administração conjunta para a zona livre de Misurata, cidade líbia, e acertaram que os Emirados vão investir em portos e aeroportos na Líbia.
"Essa visita reflete as reais intenções dos Emirados Árabes Unidos em nos ajudar na atual fase de expansão e privatização" disse Ganem. O primeiro-ministro da Líbia garantiu que irá visitar os Emirados Árabes Unidos antes do final do ano.