São Paulo – Abu Dhabi irá investir US$ 14 bilhões no campo de Upper Zakum, o maior dos Emirados Árabes Unidos, com o objetivo de aumentar sua produção em 28%. A meta é extrair 750 mil barris por dia do local até 2017, segundo informações são do site do jornal The National. Atualmente o campo produz 585 mil barris diários.
O investimento será feito pela Companhia Nacional de Petróleo de Abu Dhabi (Adnoc, na sigla em inglês), por meio da Companhia de Desenvolvimento Zakum (Zadco), pela ExxonMobil e pela Japan Oil Development. O anúncio foi feito pela Adnoc no domingo (10), durante a conferência de petróleo Adipec.
As resevas do Upper Zakum estão estimadas em 50 bilhões de barris. “Também estamos aumentando a produção além de 750 mil para um milhão de barris (por dia) em 2024, o que é sustentável por 25 anos”, afirmou Ali Hassan Al Marzooki, vice-presidente sênior da Zadco. “Certamente, Upper Zakum tem um potencial maior para ir além de um milhão de barris”, avaliou, segundo o jornal.
O aumento da produção no Upper Zakum deve ajudar os Emirados a alcançar sua meta de produção de 3,5 milhões de barris diários. Hoje, o país extrai três milhões de barris por dia.
A Zadco deverá usar várias técnicas inovadoras para aumentar a produção dos poços e alcançar um milhão de barris por dia. Também dvem ser utilizados métodos de “recuperação avançada de petróleo” no final da década de 2020 para manter a produção do campo ativa.


