São Paulo – Os Emirados Árabes Unidos vão sediar uma reunião de alto nível sobre o clima nos dias 04 e 05 de maio que servirá de preparação para a cúpula do clima da Organização das Nações Unidas (ONU), a ser realizada em setembro, em Nova York. O anúncio foi feito por Ban Ki-moon, secretário-geral da ONU, e por Sultan Al Jaber, enviado especial da ONU para Energia e Mudança Climática.
A reunião, chamada de “Abu Dhabi em Ascensão”, reunirá ministros e líderes dos setores de negócios, finanças e da sociedade civil. O objetivo é desenvolver uma série de propostas de ações e determinar como seus países, negócios e organizações podem se tornar mais envolvidos em várias iniciativas, de modo que as parcerias possam ser ampliadas e aprofundadas para gerar ações concretas na cúpula de setembro.
Para Ban, a reunião nos Emirados será um marco crítico importante que irá ajudar a criar as condições para uma cúpula climática de sucesso. “Espero trabalhar com todos os líderes para garantir que a cúpula catalise os principais passos em direção a um acordo climático global ambicioso”, destacou o secretário-geral, de acordo com nota da ONU. Ban se encontrou com Jaber na segunda-feira (03), em Nova York.
Jaber, que é ministro de estado dos Emirados, afirmou que seu país está à frente dos esforços internacionais para reduzir os efeitos das mudanças climáticas. “Como estratégia chave de mitigação, os Emirados fizeram investimentos significativos para desenvolver e fornecer tecnologias de energia limpa em escala global”, disse. “A reunião de alto nível em Abu Dhabi irá encorajar e fortalecer o comprometimento dos setores público e privado e garantir que a cúpula em Nova York seja um sucesso”, completou.
A cúpula climática em Nova York ocorre no dia 23 de setembro. O evento vai tratar de iniciativas que demonstrem como ações preventivas em relação às mudanças climáticas podem resultar em benefícios econômicos substanciais.


