Emirates News Agency
Dubai (Emirados Árabes Unidos) – A Emirates Airlines, dos Emirados Árabes Unidos, encomendou quatro aviões Boeing 777-300ER, com mais nove opções de compra, que podem ser convertidas ou não. O preço das 13 aeronaves é avaliado em US$ 2,96 bilhões. O contrato de compra foi assinado ontem (19) pelo presidente da Emirates, xeque Ahmed bin Saeed Al Maktoum, e pelo presidente da Boeing, Alan Mulally, na feira aérea de Farnborough, no Reino Unido.
As quatro aeronaves devem ser entregues no decorrer de 2006. Todas serão divididas em primeira classe (12 assentos), classe executiva (42 assentos) e classe econômica (310 assentos). As outras nove aeronaves são opções de compra que podem ser convertidas até 2012.
"O 777 prova ser um excelente avião para os Emirados, sendo extremamente popular entre nossos passageiros, clientes de carga e tripulações", disse o xeque Ahmed. "A maior confiabilidade e capacidade de passageiros e cargas de que necessitaremos será propiciada pela nova versão Extended Range (ER). Os baixos custos de operação, reconhecida aprovação entre passageiros e a capacidade de receitas gerada pelos passageiros e cargas são as principais razões pelas quais escolhemos o 777-300ER", acrescentou.
A Emirates atualmente opera 21 Boeing 777-300 e 777-200. No próximo ano, começarão a ser entregues um grupo de 26 aviões 777-300ERs comprados através de leasing, conforme anunciado na feira aérea de Paris no ano passado. A Emirates passará então a operar o 777-200, 777-200ER, 777-300, e o 777-300ER. No final de 2007, a Emirates terá um total de 51 Boeing 777, sendo uma das empresas aéreas com a maior frota do modelo, avaliada cerca de US$10 bilhões.
"Quando a Emirates receber os 777-300ER, estará entre as três empresas aéreas mundiais operando esta versão da família 777. Isso é uma prova de nossa ligação com uma das principais linhas aéreas do mundo. Sentimo-nos honrados de ser parceiros," disse Alan Mulally.
O 777-300ER tem autonomia para 8,9 mil km com capacidade máxima de passageiros e carga, contra 6,7 mil km do 777-300. Com lotação de passageiros, a aeronave pode carregar até 20 mil kg de carga. A Emirates usará o 777-300ER para prosseguir com seus planos de expansão e para aumentar sua freqüência nas principais rotas. Atualmente a empresa voa para 77 destinos em 54 países.
Além de sua frota de aviões Boeing, a Emirates também opera uma frota de 29 aviões A330-200, oito A340-300, cinco A340-500, e um A310, todos da Airbus. A empresa já fez pedidos por mais cinco A340-500, vinte A340-600 e 45 do imenso A380-800s, garantindo à empresa uma das maiores frotas de Airbus no mundo. Com todos os novos aviões, a frota da empresa será elevada a 169 unidades até 2012.