Marina Sarruf
São Paulo – A Emirates SkyCargo, companhia aérea de transporte do mesmo grupo da Emirates Airlines, anunciou na semana passada uma parceria com a empresa brasileira Scand Air Cargo para entrar no mercado de transporte de carga do Brasil para o mundo árabe. A idéia é analisar o potencial do mercado brasileiro antes de iniciar os vôos diretos entre a capital paulista e Dubai, nos Emirados Árabes Unidos.
"Há um potencial muito grande entre o Brasil e o Oriente Médio", afirmou à ANBA o gerente de desenvolvimento de vendas do setor de carga da Emirates, Prakash Nair, que participou da Intermodal, feira de comércio exterior, logística e transporte de carga que ocorreu na última semana em São Paulo.
Os vôos ainda não têm data certa para começar. "Primeiro é preciso ver o potencial do mercado brasileiro. Vai depender da demanda dos clientes no Brasil", disse Nair. Segundo ele, os vôos vão sair de São Paulo porque é a cidade brasileira que tem o maior comércio com o Oriente Médio.
Para Nair, essa parceria tende promover o comércio com a região. Com ela, a Emirates também pretende aumentar as relações comerciais com outros países da América do Sul. Essa é a primeira nomeação de um agente de vendas do setor de cargas da Emirates na América do Sul.
A SkyCargo transportou no ano passado mais de um milhão de toneladas de carga, um aumento de 21,5% em relação ao ano anterior. De acordo com o presidente da Scand Air Cargo, Marcos Oliveira, os principais produtos que poderão ser exportados para o mercado árabe são autopeças, couro, carnes e frutas. Do Oriente Médio para o Brasil são equipamentos eletrônicos e produtos químicos.
O transporte de carga da Emirates representou 21% do total do faturamento do grupo, que foi de US$ 6,6 bilhões, no ano passado. A companhia árabe é a terceira maior detentora de aviões widebody (corpo longo) do mundo. Com uma frota de 92 aeronaves, sendo nove cargueiros, a empresa atende 83 destinos em 57 países da Europa, América do Norte, Oriente Médio, África e Ásia.
Passageiros
A Emirates Airlines também tem planos para criar um vôo direto para passageiros de São Paulo para os Emirados Árabes, porém, ainda não há uma data confirmada para o início das operações. De acordo com o consultor da empresa nos Estados Unidos, John Tome, a Emirates tem tido uma demanda crescente por vôos diretos, no ano passado foram iniciadas oito novas rotas. "A falta de aeronaves impede que a empresa abra novas rotas. Mas ao longo prazo, a companhia terá um vôo para São Paulo", afirmou.
No ano passado, a Emirates transportou 14,5 milhões de passageiros, um aumento de 2 milhões em relação a 2004. "É um crescimento explosivo", disse Tome. São 575 vôos por semana e a maioria com mais de cinco horas de vôo.
Scand Air Cargo
A empresa, fundada em 1996, tem mais de 500 agentes no Brasil e representa as seguintes companhias internacionais: Korean Air Lines, da Coréia, Pluna, do Uruguai, Taca, da América Central e United Airlines, dos Estados Unidos. A empresa também atende Argentina e Chile.
Intermodal
A feira, que começou dia 26 de abril e terminou sexta-feira (28), contou em sua 12ª edição com 266 estandes, cerca de 400 marcas e 38 mil visitantes. A previsão é de que os negócios fechados no evento cheguem a US$ 1 bilhão.

