São Paulo – A Emirates SkyCargo, divisão de cargas da companhia aérea de Dubai, divulgou nesta terça-feira (10), em São Paulo, que transportou um recorde de 25 mil toneladas em suas operações na América do Sul em 2011. A empresa voa para três destinos no Brasil e para Buenos Aires, na Argentina. A meta é aumentar o volume nos próximos anos e tornar o aeroporto de Viracopos, em Campinas, no interior paulista, em seu “mini-hub” na região.
O vice-presidente sênior de carga da Emirates SkyCargo, Ram Menen, disse à ANBA que o Brasil tem se mostrado um destino de “oportunidades” para a empresa. Ele está em São Paulo para participar da Intermodal, feira do ramo de logística.
“Nossos cargueiros vêm fazendo três viagens por semana para cá. Também começamos a voar para o Rio, então as estatísticas totais para o Brasil vão crescer”, disse Menen. “Começamos a operar aqui em 2006. Desde então, o comércio aéreo entre Brasil e Emirados cresceu 371%”, afirmou.
Viracopos é a principal plataforma de cargas da Emirates Sky Cargo na América do Sul. Após decolar de Campinas, a aeronave faz escalas em Dacar, no Senegal, e em Frankfurt, na Alemanha. A empresa também utiliza os jatos de passageiros da Emirates Airline, que todos os dias fazem as rotas São Paulo–Dubai e Buenos Aires–Rio de Janeiro–Dubai. A capacidade de transporte dos cargueiros é de 103 toneladas. Os aviões de passageiros transportam aproximadamente 20 toneladas nos bagageiros.
Menen afirma que o objetivo da empresa é transportar mais cargas em 2012 do que em 2011, mas não divulga qual o crescimento previsto para este ano, pois esse segmento depende do comércio do Brasil com os países árabes, que tem crescido.
Segundo o gerente de cargas da companhia para América do Sul, Dener Souza, o objetivo, agora, é fazer com que Viracopos se torne um “mini-hub”(mini centro de distribuição) da empresa. Das 25 mil toneladas transportadas em 2011, quatro mil foram embarcadas em São Paulo. O restante, em Viracopos.
“Queremos que Viracopos seja um ‘mini-hub’. Temos como atuar com o Chile, Argentina, Uruguai, com alguns países sul-americanos para enviar os produtos deles para outros locais. Podemos crescer assim”, disse Souza. Ele estima que do total exportado pela empresa no ano passado, 90% teve como procedência o Brasil e o restante, Argentina e Chile.
Menen afirmou que a estratégia da empresa é crescer no Brasil por meio dos destinos com o qual já opera. Ele disse que Viracopos deverá ser o ponto de partida de produtos feitos em outras regiões do País para o mundo árabe, África e Europa.