Rio de Janeiro – Mais do que homens de negócios, a companhia aérea Emirates Airline quer receber os executivos do petróleo em seu novo voo diário Dubai – Rio de Janeiro – Buenos Aires, lançado nesta quinta-feira (24), no Rio de Janeiro e que será operado a partir de 3 de janeiro de 2012. Para o diretor-geral da Emirates no Brasil, Ralf Aasmann, além do turista que vai para o Rio em busca de lazer, as novas oportunidades oferecidas pelo petróleo do pré-sal deverão atrair mais árabes para a cidade.
"O público que viaja ao Rio já foi [apenas] o turista de férias e este público irá continuar existindo, não muda. Mas outros públicos virão para cá. O pré-sal irá se desenvolver e, com isso, trazer empresas do Oriente Médio para cá", afirmou Aasmann.
O vice-presidente sênior da divisão mundial de operações comerciais da Emirates, Richard Vaughan, disse que a Copa do Mundo de 2014, que terá o Rio como uma das 12 cidades-sede, e os Jogos Olímpicos de 2016, que serão realizados na capital fluminense, também foram alguns dos motivos que levaram a empresa a inaugurar a nova rota para o Brasil. "Com estes eventos, o Rio ficará mais próximo do mercado global", afirmou.
Gerente de desenvolvimento de mercado da Câmara de Comércio Árabe Brasileira, Rodrigo Solano disse, durante o evento de lançamento do voo, que operações como esta abrem as portas para a realização de novos negócios. "Agora existe uma nova possibilidade logística entre estas duas regiões [Brasil e países árabes]. Elas promovem uma interação de homens de negócios que não está na balança comercial. Abre caminhos, mercados novos", disse.
Aasman não revelou qual a taxa de ocupação que a empresa pretende obter neste novo voo, mas disse que a meta é, pelo menos, manter os 80% registrados nas aeronaves da companhia no último ano fiscal (2010-2011), encerrado em 31 de março. As reservas já podem ser feitas no site da companhia. Segundo Aasman, os voos estão cheios, mas não há nenhum lotado. Como o avião continua para Buenos Aires depois de pousar no Rio, a empresa vende bilhetes separados para este trecho. O diretor-geral da Emirates no Brasil disse que as vendas para esta rota estão acima do esperado.
A partir de 3 de janeiro, o voo EK247 deixa Dubai às 7h05 (hora local) e pousa no Aeroporto Antonio Carlos Jobim às 15h37 (de Brasília). Parte do Rio às 17h23 e chega a Buenos Aires às 19h30. Na volta, o voo EK 248 parte da capital argentina às 21h30, chega à 1h20 no Rio de Janeiro e decola rumo a Dubai às 3h10. O Boeing 777-300 deverá pousar na cidade árabe às 22h53 locais. A aeronave pode transportar 354 passageiros: oito na primeira classe, 42 na executiva e 304 na classe econômica.
Maior avião do mundo
Aasman disse que a empresa pretende voar para o Brasil com o avião Airbus A380 em breve, porém depende de homologação da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac). A aeronave recebeu autorização para voar para São Paulo e poderá pousar no Rio de Janeiro se for preciso alterar a rota.
Ele disse, contudo, que o objetivo da companhia agora é "suprir a lacuna" de passageiros do voo Dubai – São Paulo, que será provocada pela inauguração da nova rota. "Agora, quem está em outras cidades do Brasil poderá embarcar para Dubai a partir do Rio de Janeiro e não só de São Paulo", disse. Os preços das passagens de ida e volta para o trecho Dubai-Rio partem de US$ 1.753 (classe econômica), US$ 7.800 (executiva) e US$ 15.025 (primeira classe).