São Paulo – A companhia aérea Emirates anunciou nesta quinta-feira (09) a retomada do voo de Dubai a São Paulo em 02 de agosto. A empresa informou a decisão por meio de um comunicado de mídia, mas não detalhou a frequência dos voos. Até antes da pandemia da covid-19, a companhia operava dois voos diários entre as duas cidades.
No final de março, a Emirates suspendeu a maioria dos seus voos e passou a atuar com a repatriação de cidadãos. Foram oferecidos alguns voos especiais para o Brasil, voltado a brasileiros que estavam nos Emirados e queriam voltar para suas casas. A empresa transportou ao Brasil também carga com testes de covid-19, oriundos da China, no final de março.
O Aeroporto Internacional de Dubai voltou a receber turistas estrangeiros desde a última terça-feira (07), com uma série de exigências, como a apresentação de teste negativo para a covid-19 ou realização do teste no aeroporto. Também é necessário ter um seguro de saúde ativo e usar equipamentos de proteção como máscaras e luvas, entre outros.
O Brasil segue com as fronteiras oficialmente fechadas para estrangeiros, mas o governo determinou exceções no final de junho. Foi permitida a entrada de estrangeiros para atividades artísticas, desportivas ou negócios, em viagem de curta duração e sem intenção de morar, e para estabelecer residência por tempo determinado para pesquisa, ensino ou extensão acadêmica, entre outros. Os estrangeiros só podem chegar por alguns aeroportos, entre eles o Aeroporto de Guarulhos, por onde a Emirates opera.
Outras cinco cidades também terão voos da Emirates reiniciados. Segundo anúncio da empresa, essas cidades serão Genebra (Suíça) em 15 de julho, Los Angeles (Estados Unidos) em 22 de julho, Dar es Salaam (Tanzânia) em 1º de agosto, Praga (República Tcheca) em 02 de agosto e Boston (Estados Unidos) em 15 de agosto. Com essa retomada, a companhia aérea dos Emirados Árabes Unidos soma 58 cidades em sua rede no pós-pandemia, incluindo 20 na Europa e 24 na região Ásia-Pacífico.
“Observamos um aumento no interesse e na demanda dos clientes desde o anúncio da reabertura de Dubai, e também com o aumento das opções de viagens que oferecemos na medida em que gradualmente restabelecemos nossa conectividade de rede”, disse o diretor comercial da Emirates, Adnan Kazim, em nota. Ele garante que todas as medidas necessárias estão sendo tomadas para garantir a saúde e a segurança de funcionários e passageiros.