São Paulo – A Emirates SkyCargo, divisão de transporte de cargas da companhia aérea Emirates, com sede em Dubai, assinou um acordo com o Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef) para priorizar o transporte, principalmente para países em desenvolvimento, de vacinas da covid-19, medicamentos, equipamentos médicos e outros suprimentos essenciais para ajudar a combater a pandemia.
O anúncio, feito na quarta-feira (17) pela companhia árabe, faz parte de uma série de medidas tomadas pela Emirates SkyCargo para ajudar a recuperação das comunidades globais após o impacto devastador do coronavírus.
A Iniciativa da Unicef para o Transporte Aéreo de Carga Humanitária reúne parceiros com capacidade de distribuir coletivamente suprimentos essenciais para mais de 100 mercados com a ajuda da Covax Facility, um esforço global que promove o acesso equitativo às vacinas da covid-19. A iniciativa da Unicef também servirá de modelo para a parceria coletiva global em futuras crises humanitárias e de saúde.
O vice-presidente sênior da divisão de carga da Emirates, Nabil Sultan, afirmou que cada dia conta na luta contra a covid-19 e que quanto antes as comunidades tiverem acesso às vacinas, mais cedo elas poderão conter a propagação do vírus e retomar as atividades. A Emirates SkyCargo é líder no setor de transporte aéreo de carga como os produtos farmacêuticos que exigem controle de temperatura, incluindo vacinas. A empresa tem um hub no aeroporto de Dubai dedicado às vacinas e certificado segundo as boas práticas de distribuição e armazenagem (BPDA) da União Europeia.
Com mais de 15 mil metros quadrados, a Emirates SkyCargo pode armazenar no local grandes quantidades da vacina da covid-19 e transportar quantidades menores regularmente para os mercados com infraestrutura limitada de controle de temperatura, reduzindo a necessidade de armazenamento em grande escala nos destinos.
Em janeiro de 2021, sob as diretrizes do vice-presidente e primeiro-ministro dos Emirados Árabes Unidos e governante de Dubai, Mohammed bin Rashid Al Maktoum, a Emirates SkyCargo juntou-se a três outras organizações sediadas em Dubai – DP World, International Humanitarian City e Dubai Airports – para formar uma aliança de vacinas da covid-19 e promover o transporte rápido de vacinas passando por Dubai e distribuídas a países em desenvolvimento.
No dia 22 de janeiro, dois milhões de doses da vacina contra a covid-19 desenvolvida pela Universidade de Oxford com a farmacêutica AstraZeneca, em parceria com a Fiocruz, vindas da Índia e fabricadas pelo Instituto Serum, chegaram ao Aeroporto Internacional de Guarulhos, na Grande São Paulo, em um voo comercial da companhia aérea Emirates.