São Paulo – A empresa de transporte de cargas Emirates SkyCargo, divisão da Emirates Airline, começou a operar voos semanais para o aeroporto de Viracopos, em Campinas, em novembro de 2010. Menos de seis meses depois, a empresa já anuncia expansão. De acordo com o vice-presidente sênior de Cargas, Ram Menen, dentro de "quatro ou cinco meses", a SkyCargo terá mais um voo semanal entre São Paulo e Dubai, com escalas em Frankfurt, na Alemanha, e Dacar, no Senegal.
A Emirates SkyCargo, que participa nesta semana da Intermodal, a principal feira de transporte da América Latina, tem voos para Campinas às segundas e quintas-feiras. A partir do segundo semestre, terá mais um voo semanal. Hoje, a rota São Paulo Dubai é realizada por um Boeing 747-400F que transporta 500 toneladas entre o Brasil e os Emirados Árabes Unidos por semana.
Além deste voo, a aeronave comercial da Emirates Airline que parte diariamente de Guarulhos (um Boeing 777-300ER) transporta outras 210 toneladas por semana. Entre os principais produtos que o Brasil exporta para Dubai pela SkyCargo estão frutas, ovos férteis, carne bovina e peixes vivos. De lá chegam produtos farmacêuticos e químicos.
A ampliação dos negócios da SkyCargo no Brasil não deve se restringir ao aeroporto de Campinas, onde a empresa já atua. A Emirates deverá voar também para Curitiba, em uma das três frequências semanais. "O Brasil hoje está presente nas principais negociações comerciais", afirmou Menen nesta terça-feira (05) à ANBA.
Faltam alguns detalhes para que a Emirates SkyCargo possa viajar para Curitiba, mas, quando esta linha estiver em operação, não será um novo voo, será uma escala de uma das três viagens semanais ao Brasil.
O vice-presidente da companhia aérea disse que o comércio entre Brasil e países árabes justifica o investimento. No primeiro trimestre deste ano, o Brasil exportou o equivalente a US$ 3,16 bilhões às nações árabes, 38% a mais do que no mesmo período do ano passado, segundo dados do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC).
Enquanto investe no país, a Emirates vê suas principais concorrentes no mundo árabe abrirem rotas por aqui. Segundo Menen, a competição não afeta os negócios da empresa. "Gostamos de competição porque ela faz nosso serviço ficar melhor. O Brasil é uma economia crescente e a competição só nos encoraja", afirmou.
No ano passado, a Qatar Airways inaugurou um voo de passageiros diário de Doha, capital catariana, a São Paulo e Buenos Aires.