São Paulo – A Emirates suspende a partir desta quarta-feira (1) em seus voos o uso de carregadores portáteis a bordo. Eles ainda podem ser transportados, mas não utilizados. A medida é adotada em razão de aumento de incidentes envolvendo estes equipamentos. A Emirates recomenda que os passageiros carreguem seus equipamentos eletrônicos antes do embarque e lembra que todos os assentos dos seus aviões dispõem de fontes de energia.
Em nota, a companhia aérea de Dubai, nos Emirados Árabes Unidos, informa que os passageiros podem transportar carregadores portáteis nos aviões, mas conforme algumas regras. A empresa reforça que carregadores portáteis não são permitidos na bagagem despachada.
Novas regras nos voos da Emirates
Entre as normas válidas a partir desta quarta-feira, estão: é permitido transportar um carregador portátil com menos de 100 watts-hora; não utilizar os carregadores portáteis para carregar dispositivos pessoais a bordo; não é permitido carregar um carregador portátil usando a fonte de alimentação da aeronave; todos os carregadores portáteis aceitos para transporte devem ter informações sobre a capacidade disponível; os carregadores portáteis não podem ser colocados no compartimento superior de bagagem e devem ser colocados no bolso do assento ou em uma bolsa sob o assento à sua frente.
A Emirates informa que houve “um aumento significativo” na quantidade de clientes que utilizam estes aparelhos, e, com isso, um aumento na quantidade de incidentes relacionados a baterias de lítio na indústria da aviação. Em determinados casos, os carregadores portáteis podem superaquecer, explodir, incendiar-se e liberar gases tóxicos. O objetivo da empresa é reduzir os riscos associados a este equipamento e ampliar a segurança dos voos.
Leia também:
Emirates terá voos diários para o Rio de Janeiro


