Isaura Daniel
isaura.daniel@anba.com.br
São Paulo – Consultores brasileiros ajudaram a implantar um programa internacional de empreendedorismo na Palestina e Jordânia. Profissionais ligados ao Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) atuaram na criação, nestes dois países árabes, do Empretec, programa de treinamento de empresários da Organização das Nações Unidas (ONU). O Sebrae é o organismo responsável por levar o Empretec adiante no Brasil e cedeu seus consultores para a atuação no Oriente Médio.
A Jordânia começou a implantar o programa no final de 2002 e a Palestina na metade do ano seguinte, de acordo com Renato Santos, consultor do Sebrae que atuou nos dois países e hoje também é consultor da Conferência das Nações Unidas para o Comércio e o Desenvolvimento (Unctad), órgão da ONU responsável pelo programa. As atividades na Palestina foram interrompidas depois das últimas eleições presidenciais locais, mas os jordanianos levam o Empretec adiante e ainda contam com a ajuda dos brasileiros.
O Empretec foi desenvolvido pela ONU a partir de uma pesquisa na qual foram detectadas as principais características de empreendedores de sucesso. Com base nisso foi criado um seminário que tem como foco desenvolver essas características, tais como capacidade de planejamento e autoconfiança nos empreendedores. De acordo com a consultora do Sebrae, Clarice Veras, no seminário são feitas simulações de situações empresariais do dia-a-dia. Depois é discutido o aprendizado possível a partir destas experiências.
O Brasil acabou se transformando em uma referência mundial na implementação do Empretec. "O Brasil é um país com grande número de empreendedores e de grandes dimensões. É onde mais o Empretec acontece no mundo", diz Clarice. De acordo com Santos, o Brasil forma 80% dos treinados pelo programa do mundo. Isso se deve, segundo Santos, ao trabalho do Sebrae, que se tornou responsável pelo projeto no país no ano de 1993. Antes disso, de 1989 até então, era o Banco do Estado do Rio Grande do Sul (Banrisul) quem levava o Empretec adiante no Brasil.
O programa foi criado pela ONU em 1988. Os consultores brasileiros já ajudaram a implementar o Empretec em vários países, como Venezuela, Guiana, Chile, Angola, Romênia, além de Jordânia e Palestina. No Brasil ocorrem, segundo Santos, 700 edições do Empretec por ano. Na Jordânia e Palestina, o que os consultores brasileiros fizeram foi treinar instrutores, profissionais responsáveis por organizar o treinamento e por selecionar os participantes.
No total, quatro profissionais do Sebrae trabalharam nos dois países árabes. Na Jordânia e na Palestina não há um organismo ou uma instituição como o Sebrae que leva ou levava o programa adiante. Foram criados, nos dois países, centros do Empretec, com ajuda dos governos locais e da Unctad. O programa da ONU, que começou pela Argentina, está atualmente em 27 países.

