São Paulo – Em 2007, a brasileira Vanessa de Figueiredo Vilela Araújo criou uma linha de cosméticos diferente das demais marcas presentes no mercado. Feitos a base de café, os produtos de sua empresa, a Kapeh, levaram Vanessa a ser indicada este ano ao Prêmio Empretec Mulheres nos Negócios, promovido pela Conferência das Nações Unidas para o Comércio e Desenvolvimento (Unctad). Empretec é o nome dado ao programa da Unctad para a promoção de treinamento e incentivo ao empreendedorismo em países em desenvolvimento.
A linha da Kapeh inclui hidratantes corporais, óleos de banho, hidratantes para mãos e pés, sabonetes líquido e em barra, além de xampus para homens e mulheres.
A empresa já exportou para a Holanda, e agora concentra suas exportações em Portugal. As vendas para o país europeu representam 3% do faturamento anual da companhia, que é de R$ 340 mil.
Vanessa conta que está fazendo contato para exportar a países da África, como Nigéria e Costa do Marfim. A Kapeh também está tentando entrar nos Estados Unidos e outros países da América Latina. No Kuwait, a empresa mantém contato com uma trading que realiza o trabalho de prospecção de mercado para sua linha no Oriente Médio.
Segundo Vanessa, o Oriente Médio é um mercado muito exigente, mas interessante. “Eles gostam de produtos mais marcantes”, conta a dona da Kapeh, que é farmacêutica e bioquímica. Ela diz que a empresa trabalha com o grão verde do café, e não com o grão torrado, fazendo com que seus produtos tenham um aroma suave. Desta forma, Vanessa afirma que é necessário avaliar como será a aceitação de seus cosméticos na região.
A empresária conta que os produtos levaram três anos para serem desenvolvidos, e que o café foi escolhido como matéria-prima por conter antioxidantes benéficos à pele humana, além de ser uma planta abundante na região de Três Pontas, Minas Gerais, onde ela mora.
Atualmente, a Kapeh emprega oito funcionários diretos, mas como sua produção é terceirizada, chega a ter mais de 50 pessoas relacionadas ao seu negócio.
A inscrição para o prêmio da Unctad foi feita por meio do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae). Segundo Vanessa, ela ficou surpresa ao receber a notícia de sua indicação ao prêmio. “Você tem que procurar formas de agregar valor ao café, não só exportar o grão puro”, afirma a empresária.
Contato
Kapeh
Site: www.kapeh.com.br
Telefone: (35) 3265-1453
E-mail: contato@kapeh.com.br