Da Agência CNI
Brasília – O nível de emprego na indústria caiu 0,5% em dezembro na comparação com novembro do ano passado. A pesquisa divulgada hoje pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) mostra que o ritmo do fechamento de vagas nas empresas se acelerou ao longo de 2003. O ano fechou com uma queda de 0,5% no emprego na comparação com 2002, resultado de cortes sucessivos nos postos de trabalho.
No primeiro trimestre, a queda no emprego industrial foi de 0,5%. No segundo, a retração se ampliou para 0,6%. No terceiro trimestre a queda foi de 0,7% e, no quarto, de 1,3%.
De acordo com o IBGE, o emprego industrial recuou em 11 das 14 regiões pesquisadas. A indústria de São Paulo, onde o emprego caiu 1,7% foi a que mais fechou postos de trabalho em dezembro de 2003 na comparação com dezembro de 2002. Os setores que mais demitiram foram o de vestuário e o de papel e papelão.
Só as indústrias de Minas Gerais e do Paraná contrataram trabalhadores em dezembro. Nos dois estados, o emprego aumentou 0,2% em dezembro de 2003 na comparação com o mesmo mês de 2002. O setor que mais contratou em Minas e no Paraná foi o de alimento e bebidas, em que o número de vagas teve um acréscimo de 10,6%.

