Agência Brasil
Rio de Janeiro – Após dois meses de queda, o emprego na indústria voltou a crescer em abril na comparação com o mês anterior. A taxa foi de 0,6%, conforme divulgou o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) nesta quarta-feira (15). Em relação a abril do ano passado, o número de postos de trabalho na indústria cresceu 3,1%. Foi a décima quarta taxa positiva neste indicador.
Ainda em relação a abril de 2004, as contratações na indústria superaram as demissões em 11 dos 14 locais pesquisados. Os destaques foram São Paulo (4,9%) e Minas Gerais (4,6%), sendo que a indústria paulista atingiu sua maior taxa desde o início da série histórica da pesquisa, em dezembro de 2001. O setor foi influenciado pelo bom desempenho dos setores de alimentos e bebidas (20,1%) e meios de transporte (12,1%).
Na indústria mineira os setores que mais contrataram foram produtos de metal (32,8%) e meios de transporte (13,5%).
Para o IBGE, os indicadores mostram um quadro de estabilidade no nível de emprego na indústria. "Em relação a 2004, o quadro é de manutenção de resultados positivos na indústria, embora observe-se, na comparação quadrimestral, uma desaceleração entre o índice do último quadrimestre de 2004 (4,0%) e do primeiro de 2005 (2,7%)", diz a nota divulgada pelo instituto.
Os segmentos ligados à agroindústria e à indústria automobilística fizeram o maior número de contratações, enquanto os segmentos de vestuário e calçados tiveram o maior número de dispensas.