Sharjah – A Dana Gas, maior companhia privada de gás natural do Oriente Médio, anunciou uma nova descoberta de gás natural e condensado no Egito. É a terceira feita este ano no país pela empresa, que investiu US$ 170 milhões em perfuração no Egito em 2008.
O poço exploratório Al Tawil-1 começou a ser perfurado em 05 de setembro e atingiu uma profundidade total de 3.163 metros na formação de Qawasim. O poço faz parte da concessão de West Manzala, cerca de 15 quilômetros ao sul da usina de processamento El Wastani, da Dana Gas.
O poço de Al Tawil-1 tem capacidade para produzir diariamente 665,4 mil metros cúbicos de gás natural e 1.027 barris de gás condensado (somando cerca de 5 mil barris de óleo equivalente – boe).
As reservas viáveis adicionais que devem resultar da perfuração total do poço são estimadas em 25,4 bilhões de metros cúbicos de gás natural (16 milhões de boe) e 4 milhões de barris de gás condensado. O volume representa um aumento de 20% nas reservas atuais da Dana Gas no Egito.
Novos poços exploratórios serão perfurados nas concessões de West Manzala e West Qantara em 2008 e 2009. "Esta é uma descoberta importante, que comprova o alto potencial da formação de Qawasim e aumenta de modo significativo as reservas da companhia", disse Ahmed Rashid Al Arbeed, diretor executivo de Upstream da Dana Gas. "Nosso programa de exploração no Egito está tendo êxito e esperamos mais descobertas antes do fim do ano", acrescentou.
"Estamos muito empolgados com os resultados em Al Tawil-1, que elevam o potencial econômico do projeto de perfuração em andamento", afirmou o diretor. "Atividades adicionais de perfuração e análise sísmica estão programadas para o restante de 2008 e para 2009, com o objetivo de aumentar as reservas comprovadas e taxas de produção", concluiu Al Arbeed.
O diretor da Dana Gas no Egito, Hany Elsharkawi, disse que a companhia concluiu recentemente um programa de perfuração de poços na concessão de Kom Ombo, no Norte do país. "Perfurações no poço de Al Baraka-1 e no poço de avaliação de Al Baraka-2 resultaram em aumento significativo da capacidade produtiva no campo petrolífero de Al Baraka", explicou. Elsharkawi afirmou que espera melhorias para a população local do Norte do Egito, como resultado do sucesso da companhia na região.
A Dana Gas é hoje a sexta maior produtora de gás natural no Egito. Um relatório da publicação Middle East Economic Survey (MEES) confirmou que ela foi a única companhia privada da região a fazer novas descobertas de petróleo e gás no Oriente Médio em 2007.
O novo poço de Al Tawil-1 faz parte de um projeto de perfuração de novos poços anunciado pela Dana Gas no início deste ano. O projeto inclui 15 poços exploratórios e 4 poços para extração.
Dana Gas
Sediada em Sharjah, nos Emirados Árabes Unidos, e listada na Bolsa de Valores de Abu Dhabi, a companhia conta com 300 acionistas fundadores nos países do Conselho de Cooperação do Golfo (GCC), além de cerca de 400 mil investidores de mais de 100 países do mundo todo, que compraram mais de US$ 78 bilhões em ações na oferta pública inicial (IPO) realizada pela Dana Gas no final de 2005.
A empresa possui escritórios na Arábia Saudita, Curdistão, Egito, Reino Unido e Canadá, com previsão de abertura de novas filiais no Oriente Médio. A Dana Gas possui ativos e projetos nos setores de exploração e produção de gás, processamento, transporte e venda em diversos países. Sua meta é ter um papel de destaque em toda a cadeia de gás natural no Oriente Médio, Norte da África e Sul da Ásia.
A Dana Gas lidera um consórcio para construção e operação da usina de gás liquefeito de petróleo Gulf of Suez, em parceria com a Egyptian Natural Gas Holding Company (EGAS) e a Arab Petroleum Investment Corporation (APICORP).
* Tradução de Gabriel Pomerancblum

