Dubai – Estreante na Gulfood, feira de alimentos que acontece em Dubai até o dia 25, a empresa mineira Pharma Nectar trouxe um produto um tanto diferente para uma feira do setor: um gel dental a base de própolis. Resultado de pesquisas e testes que levaram dez anos para serem concluídos, o gel combate infecções bucais em pacientes com câncer. A empresa participa da mostra no pavilhão organizado pela Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil).
“No mundo, 6% dos pacientes que têm câncer de cabeça e pescoço morrem por causa de infecções oportunistas na cavidade bucal”, explicou José Alexandre Silva de Abreu, CEO da empresa, ao contar o motivo da criação do produto. O gel foi desenvolvido em parceria com a Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e com a Universidade de Campinas (Unicamp).
Segundo ele, a radioterapia, tratamento usado no combate às células cancerígenas, provoca queimaduras nas glândulas salivares, fazendo com que o paciente não produza mais saliva. “A saliva controla os micróbios na boca e, sem a saliva, a contagem de bactérias explode”, apontou.
Lançado em 2013, no ano seguinte o produto deu à Phama Nectar o Prêmio Apex-Brasil de Excelência em Exportação na categoria micro e pequena empresa. De acordo com Abreu, o desenvolvimento do gel custou cerca de R$ 4 milhões. Ele é natural, sem conservante e pode ser ingerido.
“O própolis tem efeito antibacteriano, efeito cicatrizante e anti-inflamatório e aumenta a imunidade do paciente”, contou Sheila Abreu, diretora da empresa, sobre a atuação do gel no corpo humano. Atualmente, o produto é vendido nos Estados Unidos, Grécia, França, Japão e Coreia. Nos EUA, o tubo de 90 gramas custa, em média, US$ 40.
Mel e extratos
A Pharma Nectar também vende mel puro, favo de mel, extratos de própolis, extratos de própolis com combinados de ervas da floresta amazônica, cosméticos naturais com produtos de abelhas e complementos alimentares feitos com própolis.
Do total da produção da empresa, 90% vai para o mercado externo. Os principais destinos das exportações são Japão, Estados Unidos, França, Coreia, Alemanha, China e Tailândia.
Segundo Sheila, o favo de mel é uma das grandes apostas da empresa para o mercado árabe. “É um produto completamente natural, que vai diretamente da colmeia para o consumidor. Ele não sofre qualquer processamento e é um produto com 100% de rastreabilidade”, afirmou.
A diretora da Pharma Nectar disse estar “bem otimista” com os possíveis negócios que podem ser gerados a partir da Gulfood. A empresa ainda não exporta aos países árabes e tem interesse em ter um representante na região. “Estamos vendo a população de cada país e avaliando a estratégia para entrar em cada mercado”, apontou.