São Paulo – A empresa Aganqeeb Construction Material Manufacturing Company, com sede em Amã, na Jordânia, quer comprar granito e mármore diretamente de fornecedores brasileiros. Por isso, enviou um representante à Vitória Stone Fair para buscar empresas nacionais que possam exportar estas rochas ao país árabe.
A Vitória Stone Fair, maior feira do setor de rochas ornamentais do País, começou na terça-feira (07) e segue até sexta-feira (10), em Vitória, no Espírito Santo.
"Já importamos pedras brasileiras, mas as compramos da Itália. É a primeira vez que venho ao Brasil e quero comprar diretamente dos produtores locais", conta Khader Abu Khader, gerente geral da Aganqeeb, em entrevista à ANBA.
Segundo Clarissa Amadio, executiva de negócios da Câmara de Comércio Árabe Brasileira, que está acompanhando a participação das empresas árabes na Vitória Stone Fair, Khader tem interesse em comprar, principalmente, blocos de granito, já que não há imposto para a importação deste tipo de material na Jordânia.
"Já para a importação de chapas, o imposto é de 30%. Para ele, só é interessante comprar chapas de produtos exóticos", conta. De acordo com executiva, a empresa jordaniana busca, especialmente, blocos de granitos dos tipos Giallo Fiorito, Giallo California, Green Butterfly e Green Ubatuba.
A empresa jordaniana já importa pedras brasileiras há cerca de sete anos. “Há boas fontes de rochas no Brasil. Existe uma grande variedade de cores. O país ainda não está entre os principais fornecedores, mas está subindo para o topo da lista”, afirma Khader.
O importador árabe também teve reuniões de negócios paralelas à realização da feira. Em um destes encontros, fechou um pedido de onze contêineres de um fornecedor brasileiro de granito do tipo Giallo California. Khader diz que está gostando do evento. “Vi bons fornecedores, com bom potencial. Acho que vou comprar vários contêineres”.

