São Paulo – A Pita Bread, fabricante de pães do interior paulista, espera faturar R$ 28 milhões este ano. A indústria, que nasceu das mãos de uma família de libaneses, produz dez toneladas de pães por dia e vende seus produtos em seis estados brasileiros.
Suely Sayegh, gerente de marketing da Pita Bread, conta que o pão fabricado pela empresa tem as mesmas características do que é consumido nos países do Oriente Médio, mas que a indústria criou variações para alcançar uma quantidade maior de clientes.
“Disponibilizamos vários tamanhos e espessuras e, para atender a um número maior de consumidores com restrição na dieta, temos o pão Pita Bread Zero, que é 0% em colesterol, açúcares, gorduras saturadas e trans, além de ser fonte de fibras; e o pão sírio Pita Bread Integral, produzido com 100% de farinha integral”, disse a executiva em entrevista por e-mail.
A família Sayegh, fundadora da Pita Bread, veio do Líbano para o Brasil em 1948, mas foi em 1991 que a empresa instalou sua planta na cidade de Atibaia. No início, as máquinas para a fabricação dos pães tiveram que ser importadas da Europa e do Oriente Médio, pois não havia no País equipamento adequado para a produção do alimento.
De acordo com Sueli, atualmente o pão sírio é bastante popular entre os brasileiros. “Os de ascendência árabe não deixam de consumir, pois faz parte de sua culinária, onde o pão sírio acompanha diversos pratos. Os brasileiros [sem origem árabe] também consomem, tanto no acompanhamento de pratos da culinária árabe, hoje já bastante difundida por aqui, e também por ser esse um produto muito versátil. Ele trouxe praticidade na hora do preparo de outros pratos, como por exemplo, no preparo de pizzas, wraps, esfihas, e sanduiches com recheios dos mais variados. As receitas não se limitam ao Beirute”, afirma.
A executiva destaca ainda que o consumo do pão sírio também traz vantagens para a saúde das pessoas. “Hoje temos conhecimento da indicação dos nossos pães em muitas receitas leves, de restrição calórica, e muitos programas de reeducação alimentar indicam o consumo desses pães, como, por exemplo, o Vigilantes do Peso”, aponta.
Negócios
A indústria de Atibaia vende seus produtos nos estados de São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul. A empresa também produz crouttons e salgadinhos à base de pão sírio, tudo comercializado com a marca Pita Bread.
Mas não é só com a venda de produtos com a sua marca que a Pita Bread fatura. A empresa também fabrica alimentos para uma grande indústria do setor. “Produzimos para a Wickbold o pão de Hot Dog, as torradas canapé, os pães Bagel Gergelim, Bagel Multigrãos e o Bagel Integral, que é um pão tradicionalmente consumido nos Estados Unidos, além da nossa produção diária de pães sírios, que é comprada e distribuída pela Wickbold”, conta a gerente de Marketing.
Em 2015, a empresa faturou R$ 25 milhões, 5% a mais que em 2014. Este ano, conforme mencionado, a expectativa é de uma receita de R$ 28 milhões. Para impulsionar o crescimento a partir de 2017, a empresa planeja levar seus produtos a outros lugares do Brasil, como Mato Grosso, Goiás, Distrito Federal, Bahia e Pernambuco, além de iniciar as exportações de seus salgadinhos.
Contato
Pita Bread
Site: www.pitabread.com.br
Tel.: +55 11 4414-1166
E-mail:comercial@pitabread.com.br