São Paulo – A empresa de porcelanato Villagres Cerâmica, com fábrica em Santa Gertrudes, no interior de São Paulo, é a primeira brasileira do setor a obter certificação de qualidade da Organização Saudita de Normas, Metrologia e Qualidade (Saso) para poder exportar ao país árabe.
Décio Galuzzi Scartezini, gerente de exportação da companhia, contou à ANBA que a Villagres já exporta para países na América do Sul, Estados Unidos, alguns países da África e para os Emirados Árabes Unidos, onde tem um representante de vendas.
O processo para obter a certificação de conformidade Saso QMark levou pouco mais de dois anos. “Iniciamos todo o processo de entender como funciona, o que era necessário para obter o certificado, pouco antes do início da pandemia, em 2020. Desde então, trabalhamos para adequar diversos pontos da empresa, porque a certificação abrange tanto o produto como os processos internos, como o recebimento de matéria-prima, procedimentos na fábrica, o registro da empresa, segurança, armazenagem, enfim, todo o fluxo operacional até o produto final”, contou Scartezini.
Foram necessários vários testes para obter a certificação. “A própria auditoria tem um custo alto, porque é preciso trazer os auditores da Arábia Saudita. Mas temos o prazer de ser a primeira fábrica brasileira de cerâmica a ter essa certificação”, disse o gerente. O certificado tem validade de três anos.
A Villagres tem 28 anos, mas o negócio da família completou 100 anos. Desde 2009, a companhia só fabrica porcelanato para revestimento de pisos e paredes, desde os mais simples aos que imitam madeira, mármore, pedra natural, e até aqueles com desenhos e texturas em impressão HD. O maquinário da fábrica é da Itália, o esmalte utilizado na produção é espanhol e a argila, brasileira.
Scartezini disse que a empresa ainda está adaptando algumas informações das caixas para o idioma árabe para poder começar as exportações. A princípio, o foco é em distribuidoras e varejistas do setor de arquitetura e construção. O representante em Dubai vai para a Arábia Saudita promover as vendas naquele mercado. A projeção é iniciar os embarques em dezembro.
Contato
Décio Galuzzi Scartezini
decio.scartezini@villagres.com.br
http://www.villagres.com.br/