São Paulo – A startup brasileira Jade Autism ganhou o prêmio Supernova Challenge na feira Gitex Future Stars, maior evento de startups do Oriente Médio, Norte da África e Sul da Ásia. A feira ocorreu de 6 a 20 de dezembro, em Dubai, nos Emirados Árabes Unidos. Além de vencer na categoria Melhor Impacto Social e Ambiental do prêmio, a empresa também participou da área de exposição.
A Jade Autism desenvolve soluções terapêuticas gamificadas para crianças e adolescentes com deficiências cognitivas. Foi com essa tecnologia a startup brasileira participou do concurso. “Eu estou muito feliz por ser o campeão [desta categoria] do Gitex. Desde quando coloquei meus pés nesse país, eu sabia que deveria fazer o meu melhor trabalho para vencer aqui este ano, era meu sonho”, relatou Ronaldo Cohin (à esquerda, na foto acima), CEO e fundador do Jade Autism, em vídeo gravado pelo evento.
O aplicativo desenvolvido, que leva o nome da marca, funciona como um apoio ao profissional que acompanha o autista. Segundo texto divulgado no site da empresa, à medida que a pessoa acessa o material, métricas de prognóstico são geradas automaticamente para o terapeuta, garantindo um tratamento mais eficaz.
A tecnologia foi idealizada por Cohin, que é desenvolvedor de software e pai de uma criança autista. A experiência pessoal o fez perceber a escassez no serviço de aplicativos de qualidade para pais de crianças autistas. Com o auxílio de terapeutas e profissionais especialistas no tratamento do Transtorno do Espectro Autista (TEA) da APAE-ES, parceira desde o início, desenvolveu um app baseado em jogos de associação de cores, números, letras, bichos e objetos.
Assista, abaixo, o vídeo com depoimento do campeão: