Isaura Daniel
São Paulo – A Kowalsky Comércio e Indústria de Pescados, do município catarinense de Itajaí, está exportando peixes congelados para a Tunísia. A empresa processa cerca de oito mil toneladas de pescados ao ano. São sardinhas, atuns, cações, monkfishs, dourados, corvinas, cavalinhas, mecas, palombetas, tainhas e anchovas, congelados e frescos, distribuídos nos mercados externo e interno.
Cerca de mil toneladas de atum congelado têm como destino a Tunísia. O produto é comprado por uma empresa francesa chamada Jais, que tem unidade fabril no país árabe. Os peixes são industrializados, transformados em conservas, e depois enviados para o mercado francês. "A empresa francesa foi quem nos procurou após tomar conhecimento das nossas exportações por meio do Banco do Brasil", conta um dos sócios gerentes da companhia, Evaldo Kowalsky. As vendas da Kowalsky para a Tunísia começaram há cerca de dez anos.
A Kowalsky também exporta atum congelado para a Argentina, monkfish congelado para Espanha, Itália e França, além de peixes frescos para os Estados Unidos. A empresa deve começar a vender peixes também para a Coréia. As exportações, que começaram ainda em 1978, normalmente respondem por 50% da produção da companhia. Neste momento, porém, estão na casa dos 40% em função da desvalorização do dólar frente ao real.
A Kowalsky atua desde a captura até na distribuição dos peixes. Os peixes são vendidos inteiros ou em filés, descabeçados e eviscerados (sem vísceras), em embalagens de 10 e 20 quilos. A empresa possui 13 barcos próprios que operam em alto mar, entre a fronteira do Rio Grande do Sul com o Uruguai até Vitória, no Espírito Santo. Na unidade em Itajaí há cinco câmaras frigoríficas. A capacidade de estocagem é de sete mil toneladas. A Kowalsky também produz gelo. A capacidade de produção é de 50 toneladas ao dia. O quadro de funcionários da empresa é de 300 pessoas.
A Kowalsky é uma empresa familiar. Hoje é administrada por Evaldo e José Francisco Kowalsky, filhos do fundador, David Kowalsky. David começou na atividade como pescador amador, em São Francisco do Sul, uma cidade vizinha a Itajaí.
Em 1960 abriu, junto com os filhos, um comércio denominado Peixaria São Pedro, onde comercializava entre 200 e 500 quilos de pescados por dia. Os negócios cresceram e, em 1974 foi fundada a Kowalsky Comércio e Indústria de Pescados, derivada das atividades anteriores da família no setor. Além da unidade em Santa Catarina, a empresa tem escritórios em Santos, no litoral de São Paulo, e em Rio Grande, interior do Rio Grande do Sul.
Contato
Kowalsky
Telefone: +55 (47) 341 0707
Site: www.kowalsky.com.br

