Agência Sebrae
Rio de Janeiro – Um equipamento que consegue, simultaneamente, injetar vapor e retirar petróleo de poços com redução de custos. A invenção é da Empresa de Engenharia de Petróleo (Engepet), uma pequena indústria do Sergipe, estado que fica no Nordeste brasileiro. "É necessário manter a pressão dentro do poço para o bombeamento. Normalmente, isso é feito com a perfuração de um segundo poço para injeção de vapor, o que eleva o custo da operação", explica o empresário Cléber Bahia.
O equipamento, batizado de BPZ foi criado e patenteado pelo engenheiro Zadson Almeida Franco, um dos proprietários da Engepet. "É um produto pioneiro no mundo", diz Cléber Bahia. A empresa faz parte do Projeto Cadeia de Petróleo e Gás, uma parceria entre Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) e Petrobras para capacitação de fornecedores do setor.
Depois de começar os trabalhos de melhoria da gestão e da qualidade da empresa, em 2003, o faturamento da Engepet cresceu 600%, número que se deve também à natureza inovadora dos produtos.
Atualmente a empresa trabalha junto com o Centro de Pesquisa e Desenvolvimento da Petrobras, no desenvolvimento de um gerador de vapor para injeção nos poços. O método atual é a produção de vapor em uma caldeira na superfície. A nova idéia irá possibilitar que ele seja gerado já dentro do poço. "É outra forma de cortar custos que, em estruturas como essas, estão na casa dos milhões", argumenta o empresário.
Mesmo com tanta tecnologia a abertura de mercado não tem sido fácil para a Engepet. A empresa tem dificuldades de fazer vendas para unidades da Petrobras fora do Estado e de ampliar sua atuação. "É um mercado extremamente conservador, com investimentos vultuosos e pouco propensos a mudar um fornecedor já conhecido", afirma Cléber. Segundo ele, no momento de negociar faz diferença ter o sobrenome do Projeto Cadeia de Petróleo e Gás.
Engepet
Telefone: +55 (79) 3246 2678
Site: www.engepet.com.br

