Emirates News Agency*
Abu Dhabi – A Empresa de Investimentos Petrolíferos de Abu Dhabi (IPIC) anunciou nesta semana que vai começar a comercializar produtos petrolíferos no Japão após adquirir 20,85% da Cosmo Oil Co. Limited of Japan (Cosmo Oil), por 89,8 bilhões de ienes (cerca de US$ 780 milhões), segundo nota da IPIC.
"O investimento na Cosmo Oil faz parte do programa de expansão da IPIC que começou em 2004. Além do mais, a compra de participação na Cosmo amplia a capacidade de refino da IPIC em 40%, para 2,1 milhões de barris ao dia", segundo informou o gerente geral da IPIC, Khadem Al Qubaisi. "Esta é uma hora crítica para a indústria e estamos animados com esta parceria estratégica com a Cosmo Oil", declarou.
A Cosmo Oil é uma das principais empresas no setor energético Japonês e atua desde na exploração e produção petrolífera até no refino e venda de petroquímicos. A compra de participação na empresa também marca o maior investimento já feito por uma empresa dos Emirados Árabes Unidos no Japão.
Os japoneses são os maiores compradores de petróleo dos Emirados e adquirem cerca de 40% do produto exportado pelo país. Com a aquisição, a IPIC terá direito a dois diretores no conselho de administração da Cosmo Oil.
A Cosmo Oil tem quatro refinarias com capacidade de refino de 635 mil barris de petróleo ao dia, ou 13% da capacidade de refino do Japão. A empresa tem participação de 11% no mercado de produtos petrolíferos no Japão e administra 4,4 mil postos de serviços. A empresa produz cerca de 27 mil barris de petróleo ao dia em diferentes projetos em Abu Dhabi e no Catar.
A IPIC é uma empresa de propriedade do governo de Abu Dhabi cujo propósito é investir no setor petrolífero fora do emirado. A empresa tem atualmente participação em empresas na Coréia do Sul, Espanha, Paquistão, Omã, Egito e também em Dubai. Os investimentos da IPIC estão avaliados em mais de US$ 10 bilhões.
*Tradução de Mark Ament

