Da redação*
Abuja – A Nigéria ofereceu à companhia estatal Mubadala Development Company, de Abu Dhabi, uma licença para operação de telecomunicações no valor de US$ 400 milhões. A informação é do jornal Khaleej Times, dos Emirados Árabes Unidos. A Comissão de Comunicações da Nigéria (NCC) informou que "a Mubadala aceitou incondicionalmente os termos da oferta".
A oferta, que inclui uma licença para operação do sistema GSM (Global System Mobile), faz parte de um acordo bilateral entre Nigéria e os Emirados Árabes Unidos. A Mubadala possui ações de companhias nos Estados Unidos e Europa, entre elas a Ferrari. A Nigéria é o mercado de telefonia que cresce mais rapidamente na África, com mais de 20 milhões de usuários.
O país introduziu o sistema de licenciamento unificado em fevereiro de 2006. Desde então, as operadoras que utilizam a tecnologia CDMA (Code Division Multiple Access), antes limitadas a regiões geográficas específicas, passaram a oferecer a função roaming, que permite ao usuário transitar entre diferentes áreas de licenciamento, podendo agora concorrer com as operadoras de GSM.
*Tradução de Gabriel Pomerancblum