Abu Dhabi – A companhia Pal Technology, dos Emirados Árabes Unidos, lançou na semana passada o protótipo do robô humanóide de última geração Reem B. O robô, que pesa 60 quilos, tem capacidade para mapear ambientes e se orientar. Autônomo, o Reem B é capaz também de se comunicar com seres humanos e desempenhar tarefas sofisticadas, como reconhecimento facial, de objetos e voz.
O Reem B sabe "conversar", caminhar, reconhecer e segurar objetos, obedecer a comandos de voz e até lembrar compromissos, entre outras tarefas.
"Nossa equipe de engenheiros trabalhou muito nos últimos quatro anos para chegar até aqui", afirmou Davide Faconti, da Pal Technology. O novo robô é capaz de transitar por uma sala e contornar obstáculos. "O Reem B é equipado com laser infravermelho em seus pés, o que lhe permite se locomover e gerar um mapa do ambiente, que é então enviado a um terminal de computador e pode ser visto em tempo real", explicou Faconti.
O Reem B consegue sustentar até 25% de seu peso, o que faz dele o robô humanóide mais forte do mundo. Com 1,47 metro de altura e 12 motores em cada mão, o robô é equipado com sensores que permitem que ele suba e desça escadas sem esbarrar em obstáculos. A bateria do Reem B tem autonomia para 120 minutos.
"O objetivo final da Pal Technology é criar um robô humanóide capaz de auxiliar os seres humanos em tarefas sofisticadas. O Reem B é um passo nessa direção. Ele representa a nova geração de robótica humanóide e foi criado para ajudar as pessoas, ao invés de substituí-las", disse Basar Shueb, gerente-geral da Pal Technology.
"No futuro, o robô deverá auxiliar principalmente pacientes idosos com problemas de locomoção em hospitais", disse David Faconti, líder de projetos da Pal Technology, de acordo com o site do jornal árabe Gulf News. Faconti não revelou a quantia investida no desenvolvimento do Reem B. A Pal Technology foi fundada em Abu Dhabi, nos Emirados Árabes Unidos, no ano 2000.
*Tradução de Gabriel Pomerancblum

