São Paulo – Um dos mais conhecidos escritórios de advocacia do Golfo quer atuar com mais companhias brasileiras e árabes que desejam fazer negócios entre si nos próximos anos. O Clyde&Co trabalha, no Brasil, principalmente na área de direito internacional e afirma que pode ser um parceiro das empresas que pretendem ampliam sua presença no exterior.
Sócio advogado da Clyde&Co no Brasil, Stirling Leech afirma que pode oferecer informações e assessoria a essas companhias. “Cada país tem suas leis e suas regras e nós temos experiência e podemos ajudar as empresas a atuar sob essas regras”, afirma Leech.
Na última semana, a Clyde&Co se associou à Câmara de Comércio Árabe Brasileira. “Já nos associamos à outra câmara de comércio e foi uma experiência interessante. É oportuno ser associado da Câmara Árabe porque poderemos ajudar as empresas com que trabalhamos nas regiões em que já temos escritórios”, disse. A empresa chegou ao Brasil em 1992 e, em Dubai, no fim dos anos 1980. Atualmente, há 116 advogados da Clyde&Co na unidade de Dubai e outros 18 em Abu Dhabi.
Além de oferecer assistência jurídica, Leech afirma que o escritório deverá, no próximo ano, organizar um evento no Brasil sobre as oportunidades de negócios nos países árabes. Ele afirmou à ANBA que a Clyde&Co já oferece assistência jurídica a grandes empresas brasileiras com operação internacional e que pode, também, atuar com médias e até pequenas que buscam se internacionalizar. “Isso pode ocorrer tanto por meio de comércio como com investimentos”, afirmou. A companhia trabalha em várias frentes, como formação de parcerias, compras de ativos, divisões e arbitragem de empresas.
O advogado também observa que o interesse em ampliar a participação em outros mercados não é apenas das companhias brasileiras. “Há muitas empresas árabes interessadas no Brasil. Existem oportunidades nos dois lados”, disse.
O Clyde&Co foi criado há 90 anos e tem 40 escritórios, com mais de 350 sócios e dois mil advogados. É um dos mais conhecidos nos países do Golfo, onde tem escritórios no Catar e representante na Arábia Saudita, além dos Emirados Árabes Unidos.


